back to top

Competências e comportamentos do profissional é tema de palestra do SIM

Falar do profissional do futuro nunca esteve tão em alta. Já é fato que algumas habilidades, técnicas e conhecimentos são imprescindíveis na carreira. Mas você sabe quais serão os competências e comportamentos serão indispensáveis para um bom profissional até 2022?

Com os rápidos avanços tecnológicos, as demandas do mercado têm mudado rapidamente. As empresas precisam estar atentas desde já a essas novas tendências.

“Isto exige que as equipes aprimorem competências e comportamentos específicos, como criatividade e flexibilidade cognitiva, para conseguirem atender da melhor forma a estas demandas”, explica Denise Moura, professora dos MBAs USP/Esalq e palestrante do próximo evento SIM, nos dias 20 e 21 de julho.

No encontro, que seguirá os modelos de um curso rápido, ela trará insumos aos participantes para refletirem sobre as competências e comportamento do profissional. A palestrante incluirá também um material extra, que poderá ser trabalhado mesmo após o evento.

Dinâmica

Além de presenciarem a apresentação de cases de empresas, os participantes da palestra passarão por um teste sobre estilo de negociação. Segundo Denise, haverá ainda uma atividade ligada diretamente à flexibilidade cognitiva.

“Essas atividades têm como objetivo levar a um processo de conscientização comportamental sobre competências que as pessoas já possuem e quais são necessárias desenvolver ou aprimorar”, relata.

A palestrante explica que um “prazo” para desenvolver as competências e comportamentos foi estipulado de acordo com a pesquisa do Fórum Econômico Mundial. Nele consta que a inteligência artificial, assim como a tecnologia em nuvem, deve dominar o mercado de trabalho no período de 2018 a 2022.

Conforme este relatório, até 2022, grande parte das empresas pesquisadas pelo Fórum terão expandido sua adoção em tecnologias, como a Internet das Coisas e o uso amplo da computação em nuvem.

“As formas de produção e distribuição sofrerão alterações. Essas mudanças serão extensivas a toda cadeia de valor de uma organização. Isso vai exigir dos profissionais o desenvolvimento de novas competências”, informa Denise. 

Público-alvo

Além de servir como guia para profissionais que desejam estar cada vez mais capacitados, a palestra é importante para a atuação de líderes. “É fundamental que os gestores tenham muito autoconhecimento, isto é, que eles conheçam seus potenciais e aquilo que precisam aprimorar”, comenta a palestrante.

Para ela, a partir do autoconhecimento, líderes conseguirão recrutar para as suas equipes profissionais que consigam suprir uma competência que no gestor não esteja muito desenvolvida. 

“O exercício sobre motivação que será aplicado ajudará os participantes a identificarem quais as suas principais necessidades e como se motivam. Isso contribui para que os líderes entendam como podem engajar e empoderar suas equipes”, completa.  

Denise lembra ainda como é importante que a organização identifique, a partir do seu planejamento estratégico e visão de futuro, quais competências seus funcionários precisarão desenvolver e que farão a diferença para os resultados organizacionais.

A partir daí, é papel do líder reconhecer, em avaliações de desempenho, por exemplo, as competências que a equipe já possui e aquelas que serão necessárias desenvolver.

“A grande preocupação das organizações de hoje é a verba para capacitar os seus funcionários. Minha sugestão é que detectem internamente as pessoas que já possuem algumas competências bem desenvolvidas e elaborem, por exemplo, um programa de mentoring”, conta. “Nele, um funcionário mais experiente poderá capacitar um grupo de pessoas dentro da empresa. Existem muitos talentos internos que precisam ser valorizados”, finaliza Denise.

Fique atento: A palestra “Competências e Comportamentos que os profissionais precisarão desenvolver até 2022” ocorre dia 20 de julho, das 9h às 10h, no campus Esalq/USP em Piracicaba (SP), durante o XII SIM. Quer participar do evento? As inscrições podem ser feitas aqui: https://eventosim.pecege.com/inscricoes/

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar