back to top

Marketing no agronegócio é destaque no XI SIM

Fundamental para elevar o crescimento do setor, o marketing no agronegócio será tema de uma das trilhas de palestra do evento SIM. A apresentação será conduzida por Caetano Haberli Junior, consultor de marketing e mestre em Administração. O encontro acontece no dia 14, às 15h, no campus da Esalq, em Piracicaba. Voltada para indústrias, empresas, profissionais do agronegócio e do marketing que trabalham com vendas diretas e indiretas, a palestra se apoiará em exposições sobre a relevância do setor. “Falaremos um pouco sobre a importância do agronegócio e quais são as novas estratégias e dinâmicas de marketing que devem ser introduzidas pelas empresas”, conta Junior. Segundo ele, tais competências são importantes para organizações que estão antes, dentro e depois das porteiras, pois só assim elas podem desenvolver sua capacidade de poder competir no mercado.

Teoria e prática

“Vamos expor alguns exemplos e possibilidades que existem para a aplicar as dinâmicas de marketing no agronegócio. São essas capacidades dinâmicas que podemos desenvolver nas empresas”, observa o consultor, que destaca como as empresas devem entender melhor os seus clientes e o mercado de trabalho. Junior lembra também que é preciso deixar muito claro que o marketing no agronegócio não é só a publicidade vista em televisão, revistas e mídias digitais. “Na origem da palavra, o marketing é exercer uma ação no mercado”, observa. Para exercer tal ação, ele aponta o quanto se torna essencial conhecer o ambiente de atuação, suas variáveis, economia, demografia, recursos naturais, tecnologia, política e sociedade, legislação, costume, entre outros. “Todos são drivers da macro mídia”, ressalta. “Eu tenho um ambiente competitivo, preciso saber quem são meus concorrentes, qual a intensidade dessa rivalidade, quais são os novos produtos ou novos entrantes do mercado, substitutos, poder de barganha do fornecedor e dos canais digitais”, acrescenta. O consultor aponta ainda para o círculo de clientes e consumidores maiores, pois uma empresa que não os conhece não sabe desenvolver uma estratégia diferenciadora.

O agro será sempre relevante

Por último, Junior esclarece que um conhecimento íntegro das capacidades dinâmicas de marketing no agronegócio ajuda a desenvolver um entendimento melhor do consumidor, concorrentes e canais do macro ambiente para se desenvolver uma ação no mercado. “O agronegócio hoje representa 24% do PIB brasileiro e é o responsável pela nossa balança comercial positiva nos últimos dez anos. Então, dizer que é um setor importante no Brasil é quase que um eufemismo, é sempre pertinente falarmos sobre ele”, completa. Fique atento: A palestra Marketing no Agronegócio acontece no dia 15 de dezembro, das 15h às 16h, no campus Esalq/USP em Piracicaba (SP). Quer participar do evento? As inscrições podem ser feitas aqui.

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar