back to top

Palestra do XI SIM aborda gestão pedagógica na educação infantil

O objetivo da escola é desenvolver o ser humano com uma visão em todas as dimensões. Unir a gestão com o projeto pedagógico na educação infantil é uma das formas de se chegar a esse resultado. O tema será abordado em uma Palestra do XI SIM. “Até agora temos visto que a educação no Brasil tem focado o desenvolvimento da socialização, da cultura, dos direitos, etc, mas sem se estender de forma adequada para as outras dimensões”, diz o palestrante Carlos Andriani, mestre em ciências da educação e doutor em gestão. Essas outras dimensões citadas por ele geram o equilíbrio quanto ao desenvolvimento da pessoa, dando melhores condições, como ser crítico que escolhe cada passo a ser dado com consciência sobre seus efeitos para si e para a sociedade. “Vamos buscar demonstrar que há a necessidade de juntar gestão e projeto pedagógico visando alcançar os resultados esperado. Muitas vezes se verifica que a escola possui um bom projeto, mas não é assegurado o seu cumprimento”, afirma Andriani. Confira abaixo os tópicos que vão ser abordados na palestra!

Quem é o ser humano alvo da educação?

Essa parte vai mostrar a importância de entender quem é o ser humano e o potencial de desenvolvimento. “Sem isso, fica faltando matéria prima para se estruturar um projeto educacional”, diz o professor.

Qual é o perfil esperado do ex-aluno?

Essa parte vai falar justamente sobre a importância de fixar metas de como o aluno vai sair de cada etapa escolar. “Sem se fixar quais habilidades, valores e conhecimentos o indivíduo deverá ter ao final do processo educacional, conforme cada período, a montagem deste projeto fica totalmente prejudicada.”

Ponto de partida para a montagem de um projeto pedagógico

Esse tópico fala sobre a montagem do projeto. O professor explicará o Ciclo PDCA (plan – do – check – act ou planejar, fazer, verificar e agir) e como aplicá-lo. “O primeiro passo é o de aplicar o PDCA, partindo da área de eficácia final com fixação de metas que possam rastrear como está indo o processo educacional, a fixação do método, a sua implantação com sua checagem e ações corretivas visando assegurar que o que foi planejado foi executado com evidencias dos resultados com base em fatos e dados”, explica Andriani.

Legislação do MEC que contribui para a formação do caráter na educação infantil

O professor vai falar sobre os projetos educacionais dos órgãos de âmbito municipal da educação pública, tais como secretarias municipais de educação. “É comum ver que valores e caráter não estão contidos nesses projetos, mas a legislação do MEC contempla texto de suporte para estas questões”, diz. Fique atento: A palestra “Gestão pedagógica na educação infantil” acontece no dia 15 de dezembro, das 13h30 às 14h30, no campus Esalq/USP em Piracicaba (SP), durante o XI SIM. Quer participar do evento? As inscrições podem ser feitas aqui.