back to top

Dashboards para Excel é tema de Workshop no SIM

O Excel é uma excelente ferramenta de organização de dados para empresas e uso particular. Além de permitir ao usuário relacionar conteúdos informativos, ele pode ser potencializado quando Dashboards são adicionados a ele. Em resumo, um Dashboard permite a apresentação de indicadores gráficos de maneira mais prática e visual e ajuda a melhorar a apresentação de resultados. Pensando nessa personalização, o professor e youtuber do canal Botão do Excel, João Rosa, preparou o Workshop de Dashboards no Excel, que acontecerá no dia 16 de dezembro durante o evento SIM. “Será uma exposição de trilha de produtividade com foco na construção de dashboards. A ideia, sobretudo, é tratar sobre produtividade e como utilizar a ferramenta de uma forma mais otimizada”, explica o professor.

Aplicação em Excel

Segundo Rosa, é comum que usuários iniciantes no Excel desejem utilizar suas melhores funcionalidades desde o início. Velocímetro, gráficos aprimorados e painéis chamativos, entretanto, possuem um segredo primal. Todos têm em comum uma organização primária da base de dados. “É ela que servirá para a consulta, pois montar um gráfico após isso é bem mais simples do que parece”, orienta. Durante o workshop de Dashboards serão expostos também os três pilares para uso do Excel e a estruturação necessária para organizar uma base de dados. “Ela deve ser interessante para depois ser possível analisar e demonstrar em arquivo do programa”, conta Rosa.

Workshop

Desde a estruturação da base até a exposição dos resultados, tudo será apresentado de forma exemplificada com o uso da ferramenta em tempo real. O tema, segundo o professor, foi proposto devido a sua generalização, pois o Excel é uma ferramenta utilizada em diversos ambientes. “Desde trabalhos a estudos vemos a construção de planilhas para assuntos corporativos ou organização de gastos em casa. Todos temos informações que precisam ser racionalizadas e apresentadas de forma mais organizada para outras pessoas ou para nós mesmos”, observa. Ele lembra ainda como o uso de Dashboards é importante para expor resultados de todos os tipos. “Se você for dono de um açougue ou piloto de uma nave espacial, provavelmente poderá utilizar o conceito das Dashboards”, finaliza. Fique atento: O Workshop de Construção de Dashboards no Excel acontece no dia 16 de dezembro, das 15h às 16h, no campus Esalq/USP em Piracicaba (SP). Quer participar do evento? As inscrições podem ser feitas aqui.

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar