back to top

Carreira estagnada? Saiba o que fazer

Mais comum do que parece, se sentir fora do desenvolvimento profissional e com a carreira estagnada é realidade para muitas pessoas. Com frequência, a ânsia por reconhecimento, novas chances de progressão na carreira e a alta competitividade no mercado de trabalho destacam a importância de não ficar parado na carreira. Se um avanço na profissão parece distante, o investimento contínuo em cursos de especialização, cursos de idiomas, graduações complementares e intercâmbios são vantagens que fazem a diferença na hora de se destacar dentro da profissão. Confira algumas dicas que o Next separou para quem busca melhorar a carreira.

Invista em você

Acreditar que fatores externos sejam a causa de uma carreira estagnada gera mais insatisfação do que motivação para tomar as rédeas do percurso profissional. Responsabilizar também o desenvolvimento profissional de outras pessoas pode manter este quadro. Para começar um avanço, a dica é fazer uma autoanálise sincera e procurar pontos, ações e atitudes pessoais que precisam ser aprimoradas para finalmente investir na vida profissional.

Aceite desafios

Por medo de deixar a zona de conforto, muitos profissionais aceitam seguir pelo caminho mais seguro. Entretanto, quando se está com a carreira estagnada, as melhores perspectivas surgem ao se ousar. Começar relacionando as competências e saber se elas condizem com as oportunidades deve ser prioridade para, posteriormente, se motivar a entregar bons resultados. Lembre-se: um bom profissional, para avançar na carreira, precisa saber sobre si e descobrir tudo o que acontece a sua volta.

Atualize seus estudos

Terminar o ensino médio e conseguir o diploma de graduação já significa um bom posicionamento no mercado de trabalho. Entretanto, para evitar uma carreira estagnada, a regra é entender que conhecimento nunca é demais e deve sempre estar atualizado. Dependendo da área de atuação, uma graduação pode até não ser exigida, mas sim habilidades e competências. Contudo, nunca deixe de se atualizar, buscando por cursos, pós-graduação e aulas de extensão.

Socialize

Esse é um fato social: oportunidades surgem no momento em que fazemos conexões com outras pessoas. Cultivar boas relações e manter redes de contatos pode não fazer o tipo de comportamento de muitos. Em meio ao individualismo proporcionado pela internet, socializar se torna uma ferramenta poderosa. O ato desperta o interesse de outras pessoas no seu perfil, além de autopromover sua imagem profissional.

Ofereça seu melhor desempenho

Muitas vezes, o trabalho não é o problema quando surge o sentimento de carreira estagnada. Provavelmente a pressão por resultados, inclusive os pessoais, pode levar a acreditar que você perdeu o foco profissional. Para reverter esse quadro, lembre-se que o comprometimento de entregar bons resultados pode revitalizar a visão do seu gestor sobre você na empresa e garantir novas oportunidades de recolocação profissional. Portanto, vista a camisa da empresa e tente se adaptar ao que eles esperam de você, fazendo sempre o seu melhor. Quer atualizar sua carreira? Que tal começar pelos estudos? Conheça os cursos de pós-graduação Lato sensu USP/Esalq.

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar