back to top

5 formas de conseguir oportunidades pelo LinkedIn

Redes sociais costumam ser uma ótima plataforma para fazer contatos. Profissionalmente, elas também podem ajudar muito na hora da recolocação no mercado de trabalho. O LinkedIn, por exemplo, tem sido cada vez mais usado por recrutadores, por isso vale manter sempre o perfil bem atualizado e coerente com o que você procura. Algumas dicas passadas pela especialista em LinkedIn Carolina Dostal podem te ajudar a conseguir oportunidades pela rede social.  

Apresente-se corretamente

Sua primeira descrição no LinkedIn também deve ser precisa. É através dela que os possíveis recrutadores te encontrarão. “Se você está desempregado, evite colocar em busca de recolocação e priorize a sua formação, sua experiência. Se você é formado em administração e trabalhou com gestão financeira, por exemplo, especifique que é administrador com experiência em gestão financeira na área de contas a pagar”, recomenda a especialista.  

Mostre e comprove suas habilidades

Pouco adianta pesquisar milhões de vagas e se aplicar a diversas delas sem ter um perfil que mostre realmente o profissional que se é, informa a especialista. “O que o recrutador quer é saber se você vai resolver o ‘problema’ da empresa”, diz Carolina. A dica é fazer um bom resumo de suas experiências anteriores e mostrar números e atividades que foram desenvolvidas durante os trabalhos anteriores. “Só colocar que se tem um bom relacionamento interpessoal, por exemplo, é muito vago. Mostre números.  É muito legal escrever artigos também. Isso prova que você realmente tem conhecimento da área. Quanto mais ferramentas você der ao recrutador e mostrar do que você é capaz, melhor”, afirma a especialista.  

Use ferramentas a seu favor

Pesquise sempre! Use as ferramentas de busca para saber quais são os profissionais que mais se parecem com você e que tipo de currículo eles têm. O mesmo vale para as vagas. Veja quais são os requisitos mais solicitados pelos empregadores e se atualize com base nas necessidades do mercado. “Pesquise como as vagas estão sendo anunciadas, pois às vezes a nomenclatura também faz diferença.” Pesquisa também as empresas que deseja trabalhar e siga-as na rede social.  

Tenha uma boa imagem

E isso vale tanto para o perfil em geral quanto para a foto que você escolhe. “A imagem tem que ser adequada ao que você quer passar, pois a primeira impressão é realmente a que fica”, comenta Carolina. Por isso, evite fotos em locais como praia ou piscina e em situações informais, como tipicamente ocorre no Facebook. A indicação da especialista é que a foto seja feita preferencialmente em um fundo claro. Em caso de selfie, cuidado para que não haja sombras na imagem. A roupa também deve seguir um dress code. “Sugiro que você utilize a roupa que usaria em uma entrevista de emprego”, diz a especialista. Perfis com uma boa foto têm 21 vezes mais visualizações, segundo Carolina.  

Seja encontrado!

O LinkedIn é uma rede utilizada por muitos profissionais e, segundo Carolina, cada vez mais recrutadores usam a ferramenta para encontrar colaboradores que se enquadrem no perfil de uma vaga específica. “Muitas vagas surgem, mas muitos que se aplicam não tem os pré-requisitos necessários e os recrutadores frequentemente buscam profissionais com o perfil desejado no LinkedIn”, informa. Ela lembra, no entanto, que é preciso se manter ativo nas redes – seguir os passos acima ajudam muito! “Não adianta ficar em cima dos RHs se você não se fizer interessante. O perfil no LinkedIn hoje é tido como um currículo, só que ele é ‘vivo’ e você também precisa oferecer conteúdo relevante.”   Quer saber mais sobre o tema? Veja como ter um perfil campeão no LinkedIn  

Autor (a)

Compartilhar