back to top

Como ter um perfil campeão no Linkedin

O Linkedin é a maior rede social para negócios e novas oportunidades do mundo, com mais de 500 milhões de usuários ativos. Você sabe como se diferenciar em meio a tantos candidatos e perfis?

Carolina Dostal é especialista na rede e lista uma série de dicas para ter um perfil campeão.

#1 FOTO DO PERFIL- TIRE UMA FOTO PROFISSIONAL!

Linkedin não é Facebook! Um perfil com foto é sete vezes mais visualizado. Pense em como você se vestiria para ir a uma entrevista de emprego, pois esse é o “look” ideal para tirar uma boa foto para seu perfil Linkedin! A iluminação e a resolução da foto são importantíssimas. Capriche, pois aquela máxima “a primeira impressão é a que fica” continua sendo válida e verdadeira!

Para checar se sua foto está de acordo com os padrões do Linkedin, acesse gratuitamente aqui.

#2 ELABORE SEU TÍTULO

Seu título deve ser claro, objetivo e específico contendo: cargo, função/área e sua especialização, por exemplo: Gerente financeiro especializado em contas receber na BRFoods.

Não basta apenas colocar seu cargo como Gerente Financeiro, pois a especialização em Contas a Receber ajuda no entendimento de quem você é profissionalmente. Se você é autônomo cuide para que seu título contenha informações sobre seu nicho de negócios, sua especialização e suas atividades. Exemplo: psicológico infantil especializado em TCC.

#3 RESUMO

Faça seu resumo seguindo esses passos:

Passo 1 – escreva sua formação acadêmica de forma breve utilizando no máximo de três a quatro linhas.

Passo 2 – utilize palavras-chave para descrever seus destaques profissionais para que os mecanismos de busca do Linkedin aumentem assim sua chance de ser mais visualizado!

Passo 3 – Call to Action – Repita suas informações de contato como email, telefone e website.

Passo 4 – layout beleza e organização são imprescindíveis! Organize suas ideias e deixe um ou dois espaços entre os parágrafos.

#4 HABILIDADES (SKILLS)

Utilize a aba habilidades a seu favor;

Liste ao menos 10 delas em seu perfil;

Faça recomendações para suas conexões;

Sugira habilidades aos contatos;

Seja verdadeiro e não esqueça de adicionar conhecimento em ferramentas, como por exemplo: Salesforce, SAP, Mailchimp, etc.

#5 SIGA EMPRESAS E FAÇA PARTE DE GRUPOS

Para ficar atualizado do que acontece no mercado siga o perfil de algumas empresas que sejam referência em seu setor de atuação. Participe de grupos e seja ativo entrando em discussões sobre assuntos que interessam você e seu mercado.

#6 PERSONALIZE SUA URL

O Linkedin permite que você altere sua URL, facilitando o acesso de quem busca por você na rede social. Assim, ao compartilhar com empresas sua página na rede social, é possível usar um link personalizado e fácil de localizar incluindo trechos do seu nome.

Por exemplo:

URL do perfil

Para que você personalize a sua URL siga os passos abaixo:

Passo 1. Faça o login em seu perfil do Linkedin;

Passo 2. Acesse o ícone “Eu” no topo da página a sua direita;

Passo 3. clique em Visualizar Perfil;

Passo 4. Clique em “informações pessoais e de contato” localizado na lateral direita da página;

Passo 5. Clique na URL;

Passo 6. Clique em editar URL do seu perfil Público;

Passo 7. Não esqueça de salvar as alterações.

E por fim, se for chamado a comparecer a uma entrevista de emprego através do Linkedin, lembre-se de pesquisar sobre a empresa e sobre o recrutador para não cair em nenhum golpe.

Que tal atualizar seu perfil agora? Deixe nos comentários o que você achou das dicas!

Compartilhar