back to top

MBA é pós-graduação?

Em um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é natural que alguns recrutadores considerem a pós-graduação um diferencial. Para quem já está empregado, a pós-graduação também pode ajudar a conseguir uma posição de maior responsabilidade e remuneração, dentro ou fora da empresa. Mas qual curso escolher? Qual é a diferença entre pós-graduação, especialização e MBA?

O que é pós-graduação

No Brasil, os cursos superiores que têm como pré-requisito uma graduação são considerados pós-graduação, sendo divididos em Lato sensu: especialização, que incluem os cursos designados como MBA; e Stricto sensu: mestrado ou doutorado. De uma maneira simplificada, a pós-graduação Lato sensu é mais direcionada para a atuação profissional, enquanto a Stricto sensu é mais voltada à formação acadêmica e científica.

Tipos de pós-graduação

Lato sensu

Os cursos de especialização estão no nível de Lato sensu, com carga horária mínima de 360 horas e com o objetivo de preparar o profissional para atuar em áreas específicas de setores que necessitam de maior qualificação. O MBA, que vem da sigla Master in Business Administration, é uma especialização.

Os cursos de MBA são mais voltados para gestão, negócios e empresa. “Os cursos de MBA oferecem conhecimentos aplicáveis para quem quer atuar na gestão ou para quem já é um gestor. Um ponto importante é o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso. O aluno tem a oportunidade de expressar a aplicabilidade de um método ou conhecimento adquirido em um caso prático, que na maioria das vezes é relacionado ao trabalho que ele exerce”, afirma Daniel Sonoda, diretor do Pecege.

Conheça os MBAs USP/Esalq.

Stricto sensu

  • Mestrado: Os cursos de mestrado são mais buscados por quem pretende crescer no circuito acadêmico, como professor ou pesquisador. Pode durar até três anos e, para concluir, o aluno precisa desenvolver uma dissertação sobre um tema escolhido. Aprovado, o aluno recebe o título de mestre.
  • Doutorado: Voltado ao profissional que já concluiu o mestrado e quer aprofundar o seu conhecimento técnico, buscando avanços reais no conhecimento e área acadêmica. A duração é de quatro a cinco anos e a maior carga de estudos é em casa, por conta própria. A tese, que é submetida a uma banca examinadora, deve conter um ponto de vista inédito, que contribua para o avanço do conhecimento. Aprovado, o aluno recebe o título de doutor.

Vantagens da pós-graduação

  • Ampliar os conhecimentos e atualizar-se;
  • Troca de experiências com colegas e professores;
  • Maior competitividade no mercado de trabalho e empregabilidade;
  • Possibilidade de mudar de cargo, área ou empresa, com salário maior;
  • Networking com colegas de classe e professores.

Autor (a)

Compartilhar