back to top

O que faz um empreendedor rural obter sucesso?

A primeira e mais importante decisão a ser realizada é definir o objetivo. Para tal, o empreendedor deve analisar seus objetivos pessoais, bem como sua situação, em seguida traçar uma estratégia para alcançá-los. O empreendedor rural que tem sucesso sabe manejar eficazmente suas operações e utilizar os recursos disponíveis o máximo possível visando atingir os objetivos do negócio.

 “O gestor rural precisa ser capaz de integrar o conhecimento e a experiência no processo de tomada de decisão para desenvolver o futuro do seu negócio”, afirma o coordenador acadêmico do curso Gestão Integrada de Fazendas, Frederico Fonseca Lopes. O modelo de negócio do empreendimento agro deve basear-se em um “tripé” composto por estratégias, tecnologia e pessoas.

O primeiro ponto a ser estudado é o das estratégias, que é a projeção do negócio num momento futuro, identificando o segmento em que se deseja atuar, o que vai produzir, em que quantidade, para qual mercado, com qual fornecedores e em que localização geográfica.

O segundo, da tecnologia de ponta disponível aplicável aos processos, que permitem uma visão sistêmica da empresa e são demandados para a execução de todos os fluxos da atividade de produção bem como os processos financeiros e o terceiro, as pessoas que dotadas de conhecimentos e habilidades, utilizarão de forma otimizada todos os recursos da tecnologia, transformando insumos em produtos ou serviços para obter a eficácia que atenda as estratégias.

Essa integração entre estratégias, tecnologia, com ênfase nos processos financeiros e Pessoas dá consistência ao empreendimento e promove melhorias contínuas, transformações e adaptações pontuais e circunstanciais, acompanhando o dinamismo do mercado e as oscilações político-econômicas. Num ambiente energizado onde as três partes se equilibram, os resultados certamente serão exitosos com lucro garantido, capacidade de reinvestimentos e atualizações tecnológicas.

Você quer ser um empreendedor rural de sucesso? Vem para o curso de Gestão Integrada de Fazendas e torne sua gestão mais eficaz.

Inscreva-se aqui.

Compartilhar