back to top

Esalq lança app que identifica impactos do clima na produção rural

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Esalq) lançou recentemente o Sistema TempoCampo, um aplicativo para celular que tem a mesma função do já lançado software para computador: armazenar boletins já divulgados e lançar novos materiais sobre como a cultura da cana-de-açúcar se desenvolve em relação à parte climática. O aplicativo ainda está em fase de desenvolvimento, mas no futuro, além da cana, trará os campos já direcionados à cultura da soja e do milho.

As informações disponíveis no app trazem um indicativo ao agricultor no sentido de averiguar se o clima está auxiliando ou penalizando a produção. Seu desenvolvimento foi baseado a partir de diversos projetos de pesquisa na área de modelagem agrícola e agrometeorologia da Esalq, e tem como principal objetivo apoiar a tomada de decisão do agronegócio brasileiro, oferecendo projeções futuras de produtividade das culturas de cana-de-açúcar, milho e soja para as principais regiões produtoras do Brasil.

Felipe Gustavo Pilau, do Departamento de Engenharia de Biossistemas, juntamente com o professor Fabio Ricardo Marin, coordenador do projeto e percursor da ferramenta, partiram da ideia de que o agricultor tivesse mais acesso se esse sistema estivesse no celular, não apenas no computador. “Hoje, disponibilizamos no Google Play a versão do TempoCampo para celular. Dentro do aplicativo você encontra informações sobre a cultura da cana e como está seu desenvolvimento em relação a parte climática. Além disso, lá existem campos já direcionados à soja e milho”, disse Pilau.

Para mais informações, clique aqui.

E você, já conhecia essa tecnologia desenvolvida por esalqueanos? Compartilhe com os amigos e ajude a disseminar o conhecimento.

   

Compartilhar