back to top

Marketing deve ser integrado a todos os setores da empresa

“Marketing não é só propaganda, promoção. É tornar comum o planejamento de toda a empresa”. A afirmação é do professor do MBA em Marketing USP/Esalq, Mitsuru Yanaze, considerado uma das maiores referências em Marketing do Brasil.

Segundo o professor, o profissional de marketing atua integrado a todos os setores da empresa. “O profissional conta com a colaboração de outros setores, produção, vendas, compras, e interage muito com o setor de finanças. Tem que ter esse trânsito. Ele tem que utilizar marketing e comunicação em sua própria profissão”, afirmou.

Mas, para se tornar um profissional completo, é preciso desenvolver algumas habilidades e conhecer as estratégias e ferramentas essenciais para o desenvolvimento do marketing. “Comunicar não significa informar, dizer e falar. Significa ser capaz de tornar as coisas comum. Buscar ter uma sensibilidade para fazer uma leitura diferente de todas as peças que compõem o jogo mercadológico”, disse.

Yanaze lembra que o ambiente de negócios é muito volátil, por isso não pode manter-se amarrado a uma relação de causa e efeito permanente. “As circunstâncias que se apresentam hoje, em um outro momento podem se apresentar de outra forma. É preciso ter uma leitura diferenciada para saber o que eu, como empresa, devo fazer”.

Desenvolver intuição, conhecer o cenário econômico, tornar a visão sistêmica. Esses e outros temas fundamentais são abordados pelos professores do MBA em Marketing oferecido pelo Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresa), da USP/Esalq (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”). O curso a distância com certificação USP (Universidade de São Paulo) tem início em abril e está com inscrições abertas.

Mais informações aqui.

Compartilhar