back to top

Ex-alunos são premiados por artigo desenvolvido a partir do TCC do MBA USP/Esalq

No mundo acadêmico e profissional, a produção científica e a aplicação prática do conhecimento são pilares para o crescimento e a inovação. Recentemente, dois ex-alunos do MBA USP/Esalq demonstraram como esses princípios são importantes.  A partir do TCC do MBA USP/Esalq, eles desenvolveram um artigo em conjunto que foi premiado na área “artigos aplicados” no evento científico SemeAD 2023 (Seminários em Administração da Universidade de São Paulo). 

Nesta matéria, você poderá conferir os depoimentos de Denis Toyoshima, ex-aluno do MBA em Data Science e Analytics, e Fernando Freire Vasconcelos, ex-aluno do MBA em Digital Business, sobre como aproveitaram as oportunidades do MBA USP/Esalq e se inspirar para o seu TCC.  

Leia mais: Confira os melhores TCCs do IV MBX 

Aplicação do conteúdo aprendido em aula no TCC do MBA USP/Esalq 

De acordo com Toyoshima, o MBA em Data Science e Analytics permitiu aprofundar seus conhecimentos em Análise de Dados e Machine Learning. “Busquei, junto com Fernando, uma aplicação direta do conteúdo aprendido que resultou no meu TCC”, comentou. 

O ex-aluno é formado em Engenharia Mecatrônica pela USP e já trabalhou no desenvolvimento de projetos para empresas de diversos segmentos da indústria de automação intralogística. Segundo ele, esse processo envolve atividades como a análise dos dados operacionais, desenvolvimento de layout, cálculo de preço etc. 

Diante disso, o tema do seu TCC, desenvolvido com auxílio de Vasconcelos e que resultou em um artigo premiado, foi “Aplicação de técnicas não supervisionadas de machine learning no desenvolvimento de projetos de automação intralogística”.  

Vasconcelos comentou que pôde aprofundar sua compreensão sobre a área e ajudar Toyoshima com seus conhecimentos, o que culminou no desenvolvimento da pesquisa. “Tivemos uma discussão em alto nível sobre seu trabalho e o aprendizado foi mútuo”, pontuou. O ex-aluno atua hoje como orientador e monitor do MBA em Data Science e Analytics. 

Leia mais: Como o TCC do MBA USP/Esalq impacta profissionalmente na sua jornada 

Uma banca avalia o trabalho apresentado por uma pessoa em projeção na parede, em referência ao trabalho desenvolvido a partir do TCC do MBA USP/Esalq que foi premiado em evento científico.

Dicas para desenvolver o Trabalho de Conclusão do Curso 

Confira alguns conselhos deixados pelos ex-alunos para os atuais alunos do MBA USP/Esalq que já estão na etapa de desenvolvimento do TCC: 

  • Aprofunde os estudos 
  • Busque os orientadores 
  • Crie networking 
  • Use o que aprender na sua vida profissional 
  • Procure uma aplicação prática para o seu TCC 

Leia mais: TCC do MBA USP/Esalq: conheça as etapas e se prepare! 

Aproveite as oportunidades do MBA USP/Esalq 

O MBA USP/Esalq conta com corpo docente, abordagem prática e ambiente de aulas pensado para facilitar o aprendizado do aluno e promover networking. “Toda a dinâmica das aulas foi excelente e os professores tinham muito conhecimento e didática para transmitir todo o conteúdo”, disse Denis Toyoshima.  

Além disso, os ex-alunos do MBA USP/Esalq podem continuar o networking mesmo após a apresentação de seus TCCs e conclusão do curso na plataforma Alumni Pecege, comunidade de profissionais que buscam a troca de experiências e aprendizado. Para ter acesso aos seus benefícios, envie um e-mail para alumni@pecege.com.

Mas se você ainda não faz parte da comunidade USP/Esalq, aproveite a chance de impulsionar sua carreira! Este é o momento de investir no seu desenvolvimento profissional e se destacar no mercado. Inscreva-se agora no MBA USP/Esalq e dê o próximo passo em direção ao sucesso profissional. Torne-se parte de uma comunidade de excelência acadêmica e profissional.  

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Autor (a)

Letícia Santin
Letícia Santin
Jornalista, gosto de leituras que me cativem e de aprender de tudo um pouco. Minhas experiências profissionais com comunicação me fizeram apreciar a transmissão de conhecimentos e ideias de uma forma descomplicada e acessível. No meu tempo livre, gosto de fazer maratonas de filmes e séries, meditar, desenhar e cozinhar.

Compartilhar