back to top

Liderança do futuro: desafios e boas práticas

No dinâmico cenário corporativo, uma série de desafios demandam habilidades e estratégias inovadoras daqueles que querem fazer parte da liderança do futuro. A gestão de dados, inteligência artificial, atuação estratégica, people analytics e a administração de diferentes formatos de trabalho são elementos que moldam o ambiente profissional atual.

Neste artigo, exploraremos esses desafios e abordaremos tendências e boas práticas que capacitam as lideranças a se destacarem em um mundo em constante transformação.

Leia mais: Perspectivas de CEOs para 2024: desafios e oportunidades

Desafios para lideranças em 2024:

O atual cenário empresarial demanda habilidades para lidar com novas tendências. Entre essas habilidades, listamos:

  • Gestão de Dados e Inteligência Artificial: a capacidade de interpretar e utilizar dados de maneira estratégica, aliada à compreensão do papel da inteligência artificial nos processos de tomada de decisão, é essencial para o sucesso organizacional.
  • Atuação Estratégica e People Analytics: a incorporação de people analytics, por meio da análise de dados relacionados aos colaboradores, possibilita uma compreensão mais profunda das dinâmicas internas da empresa. Essa abordagem informada permite aos líderes tomar decisões mais acertadas e promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.
  • Gerenciamento de diferentes formatos de trabalho: com a evolução do trabalho remoto e flexível, a liderança enfrenta o desafio de gerenciar diferentes formatos de trabalho. A habilidade de equilibrar a colaboração virtual, manter a coesão da equipe e promover a eficiência em ambientes diversos tornou-se uma competência fundamental para os líderes do futuro.

Leia mais: Globalização: como exercer uma boa gestão em um mundo conectado

Pessoas estão em pé na frente de grandes prédios onde o sol de põe, o que traz um aspecto amarelado para a foto e deixa apenas as silhuetas das pessoas na imagem utilizada para simbolizar a liderança do futuro.
Transforme sua carreira e destaque-se no cenário profissional em constante mudança.

Tendências e boas práticas:

De acordo com relatório da Great Place to Work de 2023, sete práticas de empresas que receberam este selo são: promoção da diversidade, fortalecimento da cultura de inovação, estabelecimento de uma cultura de feedback e a promoção de ações com impacto social.

Promova a diversidade

A diversidade é uma realidade necessária para o sucesso das empresas. A promoção de equipes diversas, que refletem a pluralidade da sociedade, contribui para a inovação e a resolução criativa de problemas. Tornar a diversidade uma vivência no cotidiano empresarial é essencial para construir ambientes mais inclusivos e dinâmicos.

Fortaleça a cultura de inovação

Inovação é a chave para enfrentar os desafios contemporâneos. Fortalecer a cultura de inovação, integrando-a à identidade da empresa, é essencial. O estímulo a interação relacional no ecossistema empresarial é um caminho para garantir a constante busca por soluções disruptivas.

Estabeleça uma cultura de feedback

Ouvir os colaboradores, e agir rapidamente e eficientemente em resposta às suas contribuições, promove uma relação de confiança. Segundo o estudo das 150 Melhores Empresas Para Trabalhar GPTW Brasil 2023, a cultura de feedbacks está diretamente relacionada ao nível de confiança dos colaboradores na empresa.

Promova ações com impacto social

Empresas conscientes de seu impacto na sociedade compreendem sua responsabilidade global. Além de focar em resultados financeiros, as melhores empresas para trabalhar buscam promover ações com impacto social positivo. Essa abordagem alinhada com valores sociais contribui para a reputação da empresa e para a construção de um mundo mais sustentável.

Invista na sua carreira!

Diante desses desafios e práticas essenciais para as lideranças do futuro, o MBA Executivo em Liderança e Festão USP/Esalq surge como uma oportunidade única de aprimoramento. Com uma abordagem inovadora e professores renomados, o curso proporciona as habilidades necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos, preparando os líderes para liderar com excelência em um mundo em constante evolução.

Esteja na frente na construção da liderança do futuro! Inscreva-se agora no MBA USP/Esalq e prepare-se para os desafios. Transforme sua carreira e destaque-se no cenário profissional em constante mudança.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Letícia Santin
Letícia Santin
Jornalista, gosto de leituras que me cativem e de aprender de tudo um pouco. Minhas experiências profissionais com comunicação me fizeram apreciar a transmissão de conhecimentos e ideias de uma forma descomplicada e acessível. No meu tempo livre, gosto de fazer maratonas de filmes e séries, meditar, desenhar e cozinhar.

Compartilhar