O ano de 2024 começou com uma edição especial da NRF (National Retail Federation), o centenário da maior feira de varejo do mundo. Com o tema “Make it Matter” (em tradução livre, Faça Valer a Pena), o evento reuniu cerca de 40 mil congressistas no Jacob Javits Center, em Nova York, e inspirou inovação e reflexão. Neste artigo, abordaremos as tendências da NRF 2024.
Os especialistas em mercado varejista e idealizadores da Goakira Omnibiz José Fugice e Daniel Zanco, professor do MBA USP/Esalq, compartilharam conosco suas percepções e destacaram tendências apresentadas e comentadas no evento. Além disso, nossa aluna Silvia Sanches também esteve presente e nos trouxe sua perspectiva. Confira!
Leia mais: Entenda os desafios da gestão estratégica de pessoas no varejo e não erre mais!
3 experiências que fazem a viagem à NRF valer a pena
De acordo com José Fugice e Daniel Zanco, existem três principais experiências proporcionadas pelo evento que fazem a viagem à gelada Nova York valer a pena para quem vem do Brasil, que estava em peso no evento: dos 40 mil congressistas, cerca de 8 mil eram brasileiros.
- Conexões: de acordo com os especialistas, o evento já é o maior encontro dos decisores do varejo brasileiro. “Nenhum evento em terras tupiniquins consegue chegar perto da quantidade de presentes”, disseram.
- Conhecimentos: o ambiente de inovação faz com que muitos negócios sejam repensados, outros criados e muitos melhorados.
- Dar uma pausa: o evento proporciona sair do dia a dia do escritório. “O ambiente de inovação, a mentalidade de evolução e a postura de aprendiz fazem com que uma semana de NRF valha mais que meses de projetos longos”, comentaram.
Leia mais: Qual o papel da diversidade no varejo?
4 tendências da NRF 2024 para ter como estratégia
Os especialistas ainda citaram quatro caminhos estratégicos para se ter em mente de acordo com os pontos destacados na NRF:
- Considerar o comportamento da geração Z: refletir sobre o que é relevante ao considerar que existe um novo consumidor, que é empoderado, e passa por uma jornada que inclui interações e influência digital.
- Diferenciação: o consumidor está disposto a pagar mais para quem entrega mais, seja marca, produto, inovação, experiência de compra etc.
- Preço: pode oferecer uma grande vantagem competitiva, mas apresenta dificuldades pois depende da eficiência operacional e escala para vender mais barato.
- Conveniência: a facilidade de comprar e receber amparada pela integração entre ambiente físico e digital, além de boa estrutura logística, normalmente resulta em fidelidade e recorrência.
Leia mais: 3 dicas para uma boa gestão de pessoas no varejo
A presença do varejo brasileiro no mercado internacional
Silvia Sanches, aluna do MBA USP/Esalq, ressaltou o peso do varejo brasileiro, que foi mencionado por alguns líderes de grandes marcas. Para ela, destacar o mercado de luxo brasileiro globalmente, como fez a Vogue, é motivo de orgulho.
“Isso para nós é muito importante, num congresso onde quase um quarto dos participantes são brasileiros, significa que o mercado brasileiro é valorizado internacionalmente. É muito legal uma empresa como a Vogue destacar o mercado de luxo Brasil como um destaque global”, comentou.
Leia mais: Estratégia Omnichannel para o varejo: será o futuro?
Novos consumidores e uma mudança e paradigmas
Silvia também destacou a necessidade de “ficar de olho na geração Z”: “em muitas das palestras houve discussões sobre como se preparar para um consumidor que está promovendo uma mudança de paradigmas”.
Muitas palestras comentaram características desse público, que é crítico, e entre as mais citadas estão tópicos como: sustentável e imediato. “Isso foi citado algumas vezes como ponto de atenção para preparar o varejo para os próximos 20 anos, ou seja, a gente está enxergando um futuro com novos formadores de opinião que vão dar o tom das vendas”, disse.
Quer estar à frente das tendências e moldar o futuro do seu negócio? Prepare-se para o que virá, sejam oportunidades ou desafios. Inscreva-se no MBA USP/Esalq, onde aprendizado, inovação e networking se encontram, e faça parte da transformação do varejo.
Você também pode gostar desses conteúdos: