A IoT, ou Internet das Coisas, é uma tecnologia que tem mudado e inovado o modo como interagimos com o mundo ao nosso redor. Esse termo refere-se à interconexão de dispositivos, objetos e máquinas por meio da internet, permitindo a coleta e compartilhamento de dados, sem apresentar interação direta com seres humanos.
A Internet das Coisas possui grande promessa de trazer novas oportunidades para as mais diversas indústrias e mercados e, por isso, te mostraremos neste conteúdo qual a importância para a nossa sociedade atual, além de alguns desafios a serem superados. Acompanhe!
O que é IoT?
IoT é a sigla para Internet Of Things, em inglês, ou Internet das Coisas, em português, que se refere à interconexão de eletrodomésticos, veículos, dispositivos médicos e muito mais, permitindo que as informações de cada um desses objetos e máquinas sejam compartilhadas de forma automatizada.
Para que essa tecnologia funcione, é necessário que esses dispositivos sejam equipados com sensores, atuadores e tenham conectividade à internet. Os sensores coletam diversos dados do ambiente ou até mesmo do próprio dispositivo, como a temperatura, localização GPS e muito mais.
Os dados reunidos são transmitidos pela internet para servidores ou dispositivos que podem processá-los e tomar melhores decisões com base no que foi recebido.
Por exemplo: uma casa possui um termostato inteligente que coleta dados de temperatura e, de acordo com o que chega no dispositivo, a temperatura é ajustada automaticamente, climatizando os ambientes, tornando-os mais confortáveis e economizando energia.
Importância da Internet das Coisas
A IoT, cada vez mais, desempenha um papel importante na sociedade como um todo, isso porque essa tecnologia está inserida nas mais diversas áreas e setores do mercado. Algumas das principais funções da Internet das Coisas atualmente são:
- Automatização: a IoT automatiza várias tarefas cotidianas, o que torna nossa vida muito mais otimizada e permite que o tempo poupado seja dedicado para funções mais importantes.
- Saúde: dispositivos médicos conectados monitoram constantemente os sinais vitais de pacientes e enviam alertas caso algum deles esteja alterado, algo que melhora o bem-estar de quem está sendo monitorado e até mesmo pode salvar vidas.
- Sustentabilidade: a IoT auxilia na sustentabilidade ambiental por meio do controle da qualidade do ar e da água em tempo real, o que permite uma resposta rápida a eventos que podem ser prejudiciais ao meio ambiente.
- Cidades Inteligentes: cidades estão adotando a IoT para se tornarem mais inteligentes e eficientes. Esse objetivo pode ser alcançado por meio de sensores de tráfego que ajudam a melhorar o fluxo de veículos e reduzir congestionamentos, por exemplo.
Leia mais: Conheça as tendências do agronegócio para 2024
Desafios da IoT
Apesar da IoT trazer eficiência, conveniência e melhorias significativas na qualidade de vida de grande parte da população, muitas vezes desempenhando papel vital para áreas como saúde, meio ambiente e indústria, esta tecnologia enfrenta alguns desafios consideráveis.
A segurança cibernética é uma das principais preocupações, isso porque os dispositivos IoT, por estarem conectados à internet, podem ser vulneráveis a ataques graves.
Além disso, a privacidade de dados é outra questão importante, isso porque as organizações precisam garantir que a coleta e o compartilhamento de informações pessoais dos usuários sejam armazenados e utilizados de modo ético e seguro.
Aprofunde seus conhecimentos sobre IoT!
A Internet das Coisas está transformando o mundo ao nosso redor e, à medida que essa tecnologia evolui, é necessário se atualizar e aprofundar os conhecimentos para lidar com seus impactos, entender seu desenvolvimento e aproveitá-la ao máximo.
Nos cursos do MBA USP/Esalq você fica por dentro das novidades que giram em torno do mundo da tecnologia e aprimora o conhecimento para fazer o melhor uso em seu dia a dia profissional e até mesmo pessoal. Acesse os MBAs e saiba mais!
Você também pode gostar desses conteúdos: