back to top

Framework: o que é e quais as vantagens de utilizar?

Vivemos em um mundo tecnológico em que estamos rodeados a todo momento de aplicativos e programas de computadores, celulares e tablets. Cada vez mais, profissionais são demandados para criar essas aplicações e, para facilitar essa produção, o framework desempenha um papel fundamental. 

Para entender o que é um framework, quais as vantagens de utilizá-lo, quais os mais populares e como aprender na prática sobre esse assunto, contamos com a expertise de Matheus Souza, Group Product Manager e um dos idealizadores do MBA em Engenharia de Software USP/Esalq. Confira agora mesmo! 

O que é um framework? 

Basicamente, um framework é um conjunto de estruturas, ferramentas, bibliotecas e diretrizes que são organizadas de forma coerente. Por possuir uma estrutura pré-definida, os frameworks têm como objetivo facilitar o desenvolvimento de softwares, aplicativos e sistemas em geral. 

Normalmente, os frameworks seguem os padrões e boas práticas estipuladas pela indústria, o que garante a segurança e a compatibilidade do código gerado. Além disso, trazem funcionalidades prontas para resolver problemas e permitem que os desenvolvedores adicionem características específicas da aplicação criada, tornando o processo de criação de software mais simples, rápido e eficiente. 

Os profissionais de engenharia de software, por exemplo, utilizam os frameworks para acelerar e simplificar o processo de criação, permitindo que foquem na lógica da aplicação ao invés de ficarem preocupados com o desenvolvimento da infraestrutura básica. 

Leia mais: Qual a atuação de um Engenheiro de Software? 

Vantagens de utilizar um framework 

Utilizar um framework traz diversos benefícios tanto para desenvolvedores, quanto para empresas. Algumas das principais vantagens são: 

  • Maior produtividade: por fornecerem funcionalidades prontas para utilização, os frameworks permitem que desenvolvedores construam aplicações de forma mais rápida, o que faz com que eles economizem tempo e aumentem a produtividade; 
  • Segurança garantida: devido ao fato de seguirem as boas práticas estabelecidas pelo mercado e passarem por revisões regulares, os frameworks reduzem a possibilidade de vulnerabilidade e garantem maior segurança às aplicações; 
  • Manutenção facilitada: além de possuir um código padronizado, o framework possui também uma manutenção padrão, o que facilita ao surgir a necessidade de realizar uma melhoria na aplicação; 
  • Redução de custos: ao utilizar frameworks, não é necessário desenvolver o código do zero, o que economiza tempo e, consequentemente, reduz custos. 
Homem em frente a quatro computadores programando e utilizando frameworks para desenvolver programas.
Cada framework possui um objetivo e, por isso, é importante que profissionais da área saibam qual utilizar em cada projeto de tecnologia.

Principais frameworks utilizados 

Há inúmeros frameworks disponíveis no mercado, com diferentes objetivos e utilizados por diversos profissionais de áreas distintas do desenvolvimento de software. Confira, a seguir, quais os mais populares e suas funções: 

  • React: Framework JavaScript criado pela Meta e utilizado para o desenvolvimento de interfaces de usuário (UI) em aplicativos web. É conhecido pelos profissionais por ser fácil, flexível e escalável.   
  • Angular: Framework de código aberto muito utilizado para criação de aplicativos web e menus animados para páginas em HTML. Possui artifícios importantes para o desenvolvimento de SPA (Single Page Applications). 
  • Vue.js: Utilizado para criar aplicações SPA (Single Page Applications) e outros diversos formatos de modo simples e fácil. Geralmente, é melhor aproveitado em projetos menores. 
  • Django: Framework Python utilizado para desenvolver projetos web com segurança e facilidade, até mesmo em aplicações mais complexas. 
  • Ruby on Rails: Conhecido também como RoR, esse framework é usado para a criação de aplicações web com base na linguagem Ruby. 
  • Flutter: Framework criado pela Google e bastante utilizado no mercado para desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, tanto para iOS, quanto para Android. Há pouco tempo, passou a permitir a criação de aplicações para web. 
  • React Native: Permite criar aplicativos móveis para iOS e Android por meio do Javascript, utilizando a mesma base de código. 
  • TensorFlow: Framework de código aberto criado pelo Google e utilizado para desenvolver modelos de IA. 
  • Torch/PyTorch: Possui código aberto e é utilizado para realizar pesquisas em inteligência artificial. 

Desenvolva-se na área de Engenharia de Software! 

Se você quer aprender a identificar quais os melhores frameworks, linguagens e componentes para cada situação e atuar como agente de mudança em projetos de tecnologia, o MBA em Engenharia de Software USP/Esalq é a escolha certa!  

O curso conta com aulas voltadas para que você se especialize no tema e obtenha conhecimentos técnicos para melhores tomadas de decisões. A grade do MBA possui disciplinas voltadas para o desenvolvimento back-end e front-end, como Inteligência Artificial e Big Data, Arquitetura Mobile, Gerenciamento de Testes (TDD), Gerenciamento e Estruturação de Filas e APIs, entre outras, em que os alunos têm a oportunidade de aprender por meio de uma metodologia aplicável. 

Aproveite essa oportunidade, aprimore as suas habilidades em tecnologia e programação e aprenda sobre conceitos, técnicas e ferramentas voltadas para o desenvolvimento de softwares em um MBA certificado pela USP! Inscreva-se agora mesmo

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Autor (a)

Monique Gremes
Monique Gremes
Publicitária, apaixonada por comunicação, natureza, gatos e viagens. Amo aprender algo novo e colocar em prática todo o meu conhecimento. Me encontrei na área do marketing e escrever conteúdos ocupa um espaço grande em meu coração. Meu propósito é colaborar para que vivamos em um mundo melhor e acredito que não há forma mais poderosa do que viabilizar e espalhar o conhecimento por meio da escrita.

Compartilhar