Mercado de Engenharia de Software: quais os principais desafios e oportunidades?

O mercado de tecnologia vem crescendo intensamente no Brasil e no mundo, isso porque novas ferramentas surgem e, cada vez mais, pessoas e empresas necessitam de soluções eficientes e que facilitem o dia a dia. Segundo o IDC Predictions Brazil, estudo voltado ao mercado brasileiro de Tecnologia da Informação e Comunicação, o setor da tecnologia avançará, em média, 6,2% em 2023. Diante deste cenário, o que devemos esperar do mercado de Engenharia de Software? 

Para responder a essa e outras perguntas que rodeiam esse tema tão atual e relevante, convidamos Helder Prado, profissional especializado em Machine Learning, Analytics e Big Data, Python 3 e Javascript (React), além de ser um dos professores do MBA em Engenharia de Software USP/Esalq. Confira abaixo! 

Engenharia de Software nos próximos anos 

A Engenharia de Software é uma área da ciência da computação que engloba todas as etapas da criação de um software, desde o planejamento, desenvolvimento e arquitetura, até a manutenção periódica. 

Esse setor está presente no dia a dia de empresas que fazem o uso de plataformas para os mais diversos objetivos, como controle de estoque e gestão de leads e, até mesmo, na rotina de pessoas que utilizam aplicativos para escutar músicas, estudar e se comunicar com familiares e amigos, por exemplo. 

De acordo com Prado, “é uma área em constante crescimento, impulsionada pelo surgimento diário de novas tecnologias que são possíveis graças aos profissionais dessa área nas organizações. Essas novas tecnologias também trazem novas possibilidades e desafios para o setor”. 

Definitivamente, o mercado de Engenharia de Software está em alta e avança diariamente com diversas oportunidades, necessitando cada vez mais de novos profissionais capacitados para atuar no setor. 

Leia mais: Conheça o MBA em Engenharia de Software USP/Esalq 

Oportunidades do mercado de Engenharia de Software 

Por ser uma área que demanda conhecimentos multidisciplinares, a Engenharia de Software possui muitas oportunidades para os profissionais que já estão atuando e também para aqueles que desejam adentrar neste mercado. 

Segundo Prado, “os profissionais capacitados a estruturar o ciclo de vida de um software podem atuar em qualquer tipo de negócio. Eles têm a habilidade de resolver problemas e propor soluções tecnológicas, tornando-se essenciais para o sucesso das empresas. O engenheiro de software possui praticamente um superpoder e as empresas sabem e desejam isso”. 

Além disso, o professor nos traz um exemplo prático da atuação deste profissional no mercado de trabalho:  

“Vamos supor que eu tenha uma empresa de venda de camisetas estampadas e queira criar um aplicativo para fazer toda a parte de venda e logística da minha empresa. Eu, como um Engenheiro de Software, posso: 

  • Planejar esse projeto; 
  • Pensar na arquitetura da infraestrutura da aplicação; 
  • Desenvolver o código da aplicação; 
  • Subir a aplicação para que pessoas possam utilizar;
  • Cuidar da manutenção dessa aplicação para que ela seja escalável e funcione da mesma maneira por vários anos.  

Imagina qual empresa que não quer um profissional desse tipo?”, comenta Prado. 

Foto contendo uma pessoa utilizando um computador portátil e a imagem de uma página de login em cima para representar a atuação de um profissional no mercado de Engenharia de Software.
O mercado de Engenharia de Software está em constante crescimento e necessita de profissionais capacitados para atuar nos mais diversos projetos.

Uma área cheia de desafios  

Apesar dessa área possuir diversas oportunidades, assim como todos os outros setores, também existem desafios que são encarados diariamente. “Um dos desafios enfrentados pelos profissionais de engenharia de software é lidar com aplicações que precisam crescer e permanecer em produção por longos períodos. Isso implica em trabalhar com ‘sistemas legados’, ou seja, softwares considerados obsoletos e com custos elevados para atualização”, afirma Prado. 

Embora o avanço da tecnologia, na maioria das vezes, seja algo benéfico e positivo para a humanidade devido às facilidades que vêm como consequência dessas melhorias, segundo o professor, “as constantes mudanças tecnológicas e a necessidade de se manter atualizado com essas mudanças são um grande desafio da área”. 

Prado ainda comenta sobre outra adversidade enfrentada pelos profissionais: a entrega de soluções dentro do prazo: 

“Os recursos são limitados tanto em termos financeiros quanto temporais, exigindo um planejamento cuidadoso por parte dos profissionais dessa área”, explica o docente. 

Destaque-se no mercado de Engenharia de Software! 

O mercado de Engenharia de Software demanda profissionais especializados em assuntos multidisciplinares e, por isso, para se destacar neste setor, é necessário buscar conhecimento de qualidade que une a teoria e a prática. 

O MBA em Engenharia de Software USP/Esalq possui uma metodologia de ensino aplicável, em que você conseguirá colocar em prática, no seu dia a dia, conhecimentos valiosos ensinados por professores renomados no mercado. Aproveite essa oportunidade e inscreva-se agora mesmo

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Autor (a)

Monique Gremes
Monique Gremes
Publicitária, apaixonada por comunicação, natureza, gatos e viagens. Amo aprender algo novo e colocar em prática todo o meu conhecimento. Me encontrei na área do marketing e escrever conteúdos ocupa um espaço grande em meu coração. Meu propósito é colaborar para que vivamos em um mundo melhor e acredito que não há forma mais poderosa do que viabilizar e espalhar o conhecimento por meio da escrita.

Compartilhar