back to top

Como promover a inclusão e diversidade nas empresas?

Um tema que está em pauta é a inclusão e diversidade nas empresas. Embora seja um assunto que vem ganhando força, poucas corporações estão preparadas para promover a vivência entre pessoas diferentes nas equipes. 

A Gestão de Pessoas é uma das áreas responsáveis por realizar a inclusão dessa diversidade nas organizações. Entretanto, muitas vezes os colaboradores que compõem o time de RH não possuem muito conhecimento sobre o tema e não sabem quais ações realizar para que a empresa seja diversificada. 

A diversidade de pensamentos, hábitos, ideias e crenças é muito benéfica para as organizações, isso porque é possível ter acesso a muitos pontos de vista sobre um mesmo assunto e até mesmo soluções diferentes para problemas que surgem no dia a dia. 

Tipos de diversidade 

Existem vários tipos de diversidade que devem fazer parte das ações de inclusão das empresas. Entre as mais conhecidas, estão: 

  • Etária: refere-se à idade da pessoa. Geralmente, pessoas com mais de 50 anos possuem maior dificuldade de se realocar no mercado de trabalho, mesmo possuindo anos de experiência em outras atividades ou empresas. Segundo pesquisa realizada pela GPTW neste ano, apenas 3% dos colaboradores das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil possuem mais de 55 anos. 
  • Étnico-racial: embora a sociedade tenha evoluído, uma grande quantidade de pessoas continua sofrendo preconceitos por causa de suas religiões, origens, culturas e até mesmo por cor da pele. A diversidade étnico-racial é essencial, principalmente para que possamos impulsionar a justiça social. 
  • Pessoas com deficiência (PCD): seja de natureza física, mental, intelectual ou até mesmo sensorial, pessoas com deficiência possuem dificuldades para conseguir uma oportunidade de emprego. Por isso, ações voltadas à inclusão de PCDs em empresas é essencial e de extrema importância. 
  • Orientação Sexual: diz respeito à maneira como cada pessoa vivencia as suas relações afetivas e sexuais, englobando toda a comunidade LGBTQIA+. Ainda hoje, diversas pessoas sofrem algum tipo de preconceito por causa da sua orientação sexual – algo que é inaceitável e, por causa disso, é necessário que haja ações direcionadas para a inclusão deste público. 
  • Identidade de Gênero: a identidade de gênero refere-se a como cada indivíduo se identifica em relação ao gênero. É comum ver grande quantidade de homens nas empresas, especialmente em cargos de liderança. A diversidade de identidade de gênero possui como objetivo alcançar a equidade entre os gêneros para que não haja um predominante. 
A imagem conta com fotografias de pessoas diferentes para representar a diversidade nas empresas.
A diversidade nas empresas é essencial para aumentar a criatividade e inovação. 

Benefícios da diversidade nas empresas 

A diversidade é muito benéfica para o negócio, isto porque a convivência com pessoas que pensam e agem diferente, por de terem vivências variadas ao longo da vida, traz perspectivas e soluções diversificadas para um mesmo problema, fazendo com que melhores decisões sejam tomadas. 

Muitas empresas prezam por criatividade e inovação no dia a dia – e a inclusão de pessoas diferentes nas equipes é uma das melhores maneiras de incentivar novas perspectivas. 

Leia mais: Diversidade no ambiente corporativo favorece criatividade e inovação 

3 dicas para promover a diversidade na sua empresa 

A diversidade nas empresas é extremamente benéfica e importante, mas como promovê-la? Veja 3 dicas: 

  • Ajuste o seu processo seletivo: é comum que empresas contratem predominantemente um perfil de pessoa, muitas vezes até inconscientemente. Por isso, treine a sua equipe para que pessoas de diferentes perfis sejam contratadas levando em consideração experiências, projetos realizados e trabalhos desenvolvidos, e não características físicas ou religiosas, por exemplo. 
  • Aposte na comunicação interna: todos os colaboradores devem estar alinhados com a cultura organizacional e com os valores da empresa. Isso deve ser passado por meio de uma comunicação interna assim que uma pessoa é contratada e reforçado sempre que possível. 
  • Realize treinamentos e eventos periódicos: promova treinamentos, debates e eventos para toda a equipe abordando o tema e ofereça materiais para que todos conheçam mais sobre o assunto. 

Inclusão, diversidade e gestão de pessoas 

Segundo a pesquisa da GPTW sobre Tendências de Gestão de Pessoas para 2023, 45,1% das empresas estão em um nível de maturidade baixo em relação ao tema de inclusão e diversidade. Por isso, é preciso se especializar no assunto para que sejam realizadas ações efetivas nas corporações. 

O MBA em Gestão de Pessoas da USP/Esalq qualifica profissionais da área para que consigam entender mais sobre o tema e colocar em prática tudo o que foi aprendido. 

As aulas farão toda a diferença na criação de equipes com diversidade! Inscreva-se agora mesmo e aproveite a oportunidade de aprender com os melhores professores em uma instituição renomada.  

Você também pode gostar desses conteúdos: 

Autor (a)

Monique Gremes
Monique Gremes
Publicitária, apaixonada por comunicação, natureza, gatos e viagens. Amo aprender algo novo e colocar em prática todo o meu conhecimento. Me encontrei na área do marketing e escrever conteúdos ocupa um espaço grande em meu coração. Meu propósito é colaborar para que vivamos em um mundo melhor e acredito que não há forma mais poderosa do que viabilizar e espalhar o conhecimento por meio da escrita.

Compartilhar