A atuação das marcas na diversidade

Se utilizarmos uma lente mais otimista para enxergarmos os últimos meses, podemos pensar que a pandemia de Covid-19 trouxe questionamentos e reflexões sobre diversidade e propósitos, ressaltando individualmente a necessidade de lutar por direitos.

A verdade é que é crescente a reunião das pessoas em grupos que compartilham dos mesmos ideais e lutam com um único propósito. Assim, o momento é de retraçar planos e definir a importância e responsabilidade das marcas na comunicação com os clientes, considerando questões sociais e culturais em seus discursos.

Como influenciadoras de ideias e defensoras de causas importantes, as marcas ganharam um novo papel nessa engrenagem. Mas que causas são essas? Como as marcas podem influenciar positivamente seus clientes e tratar de questões sociais? Se você tem dúvidas e quer aprender mais sobre o assunto, confira algumas dicas abaixo!

A diversidade sexual

Vamos começar com um assunto super atual: a inclusão das pessoas LGBTQIA+ nas campanhas de marketing é essencial e deve compor o dia a dia das marcas.

Isso quer dizer que a abordagem e o posicionamento devem ser expressos continuamente, sem a necessidade de um mês específico ou data comemorativa.

Assim, as marcas podem utilizar suas principais campanhas, como a Black Friday, para se posicionar aos clientes de maneira interseccional.

A inclusão de PCD

Segundo pesquisa realizada pelo Grupo Croma em 2020, 88% de PCD (pessoas com deficiência) alegam falta de estrutura nas lojas brasileiras para atendê-las. Da mesma forma, 70% concordam que o atendimento de vendedores e call centers são impróprios.

Assim, é essencial que as marcas entendam e incluam a presença de PCD, inovando em suas campanhas e proporcionando realização de desejos e sonhos de consumo.

A diversidade nas gerações

E que tal falarmos sobre as pessoas mais velhas? Sim, parte do trabalho das marcas com a inclusão e respeito à diversidade consiste em aproximar as gerações e a verdade é que a população sênior no Brasil está cada vez mais ativa e conectada ao mundo digital. São inúmeros conteúdos produzidos e, na mesma proporção, consumidos por eles.

A mesma pesquisa mostrou que, durante a pandemia, a participação do público sênior em aulas online aumentou significativamente, de 22% para 53%. O estudo também aponta uma forte tendência de que essas mesmas pessoas continuem a realizar atividades digitais mesmo depois da pandemia.

As marcas que souberem aproveitar as oportunidades e agregarem aos idosos, gerando conteúdo para todas as idades e as respeitando igualmente, estarão à frente das demais, mostrando ao mundo a importância da longevidade.

A voz da mulher e a igualdade de gênero

O estereótipo da mulher de casa, que consome apenas produtos relacionados ao lar ou maquiagem, é algo que já ficou no passado. Da mesma forma, a sexualização da mulher também foi bastante utilizada pelas marcas durante muito tempo, perdendo muita força nos últimos anos.

A realidade é que a luta por igualdade de gênero é essencial e deve ser discutida e retratada pelas marcas, mas há um longo caminho pela frente. Homens e mulheres possuem os mesmos direitos, e devem ter seus espaços de representatividade na sociedade.

Para as marcas, fica o desafio em mostrar igualdade em tudo que fizerem. O que nos leva ao próximo tema…

A diversidade racial

Um tema antigo e que não deve ser ignorado, a diversidade racial conta com a abordagem das marcas para sua difusão e retratação de campanhas que, por muito tempo, só reforçaram a desigualdade no Brasil.

De acordo com o Mapa da Violência, as mortes por assassinato entre os jovens pretos são duas vezes e meia maior do que as de jovens brancos.

Dessa forma, não é exagero dizer que a luta pela diversidade racial precisa ser recorrente, especialmente para as marcas influenciadoras, que devem indicar a existência do problema como algo real e produzir conteúdos que fortaleçam o movimento de igualdade.

O papel do consumidor

Entender e apoiar as diversidades é dever de todos os consumidores. Afinal, grupos maiores podem alcançar mais espaços. Por isso, é essencial o posicionamento individual e, mais do que nunca, a cobrança às marcas com papel essencial como influenciadoras de ideias.

Gostou de saber sobre o papel das marcas e como elas devem ser verdadeiros agentes da diversidade? Então compartilhe com quem mais pode gostar do tema.

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar