back to top

O que o aprendizado contínuo ensina sobre mercado de trabalho

O aprendizado contínuo é um conceito a cada dia mais buscado, inclusive quando se trata do mercado de trabalho. Afinal, pessoas que continuam investindo no aprendizado, pois entendem que não podem parar de estudar e se desenvolver, são as mais cobiçadas pelas empresas. Principalmente em um período pós-pandêmico.

De acordo com a pesquisa de tendências Global Recruitment da Page Personnel, empresa focada em recrutamento especial, em 2022, fatores como o crescimento do trabalho híbrido, o foco em ESG e o aumento de vagas resultantes da pandemia de Covid-19 estão movimentando as contratações em todos os sentidos, o que resulta em uma alta concorrência tanto para os contratantes quanto para os candidatos.

Então, como se destacar no mercado de trabalho e ser a primeira escolha das empresas? É simples: investindo em aprendizado contínuo. Vem ver!

Leia mais: Carreira em Foco: o futuro do trabalho, em palestra com Denise de Moura

Na imagem, dados representando o aprendizado contínuo, com letras em cada dado que formam o conceito 'Do Learning'.
Aprendizado contínuo faz parte da rotina de quem quer fazer a diferença.

Aprender, aprender e aprender!

Como já vimos, a escolha de um curso tem muito a ver com o momento em que estamos vivendo, e isso inclui nossa formação atual, necessidades e objetivos de vida.

Entretanto, o ponto principal é que, independentemente do contexto, o segredo sobre profissionais que se diferenciam no mercado está nas suas escolhas. São pessoas que sempre investem em desenvolvimento, pois entendem que é no aprendizado que está o que eles precisam.

homem investindo em aprendizado contínuo.
Investir em aprendizado contínuo é o próximo passo da sua carreira profissional.

E essa é a base do aprendizado contínuo: continuar aprendendo e se desenvolvendo. Isso porque, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, profissionais com habilidades únicas se destacam.

De acordo com a pesquisa, o mercado procura profissionais que possuam habilidades como:

  • Agilidade: totalmente relacionada com a eficiência em um serviço.
  • Adaptabilidade: trata-se da habilidade de manter um bom trabalho em qualquer cenário.
  • Resiliência: relacionada à adaptabilidade, trata-se de manter a compostura em momentos de crise.
  • Colaboração: saber trabalhar e gerir uma equipe.
  • Growth Mindset (mentalidade de crescimento): saber tirar proveito dos erros e acertos, focando sempre no crescimento pessoal e profissional.

Leia mais: 9 soft skills mais procuradas pelas empresas

Como investir em aprendizado contínuo?

Se você entendeu que esse é o caminho certo para você, parabéns! Saiba que o melhor momento para começar a investir na sua carreira profissional e no seu desenvolvimento é agora.

Isso porque no MBA USP/Esalq, além dos cursos de pós-graduação Lato Sensu, você também pode optar por cursos mais focados na sua necessidade e que se encaixam nas características do seu negócio – os cursos Essential!

Quer saber mais? Confira abaixo os cursos disponíveis e comece seu aprendizado:

Investir em aprendizado contínuo é parte essencial da sua jornada profissional rumo aos seus objetivos. Inscreva-se hoje mesmo e aproveite essa oportunidade!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar