back to top

Como utilizar o LinkedIn para crescer profissionalmente

Se você já se perguntou como utilizar o LinkedIn para crescer, então você está no lugar certo! Nas duas últimas décadas, as redes sociais se tornaram fundamentais para praticamente todos os aspectos do nosso dia a dia. Hoje já não é possível mais separar nossa vivência online de nossas experiências offline. E um dos benefícios disso é o LinkedIn.

Atualmente, amizades e relacionamentos amorosos inteiros são criados por meio de interações virtuais e isso não é diferente para o mercado de trabalho. Além das inúmeras carreiras que surgiram com a internet, profissionais em carreiras mais tradicionais também foram muito impactados com a chegada e difusão das redes sociais no meio profissional.

Foi pensando nisso que conversamos com Flavia Gamonar, criadora de conteúdo para o LinkedIn e aluna do MBA USP/Esalq. Nesta matéria, ela fala de como utilizar o LinkedIn para crescer profissionalmente e da importância da plataforma para melhorar nossa carreira. Confira!

Possibilidade online de crescimento

Homem sentado a uma mesa usa um tablet enquanto pensa em como utilizar o LinkedIn para crescer profissionalmente.
O LinkedIn é um ferramenta poderosa para quem sabe como utilizar o LinkedIn para crescer na carreira.

Pergunta: Qual a importância do LinkedIn no mundo profissional atualmente?

Resposta: O LinkedIn é a maior rede social profissional do mundo, com mais de 800 milhões de usuários. É o local ideal para ter suas informações profissionais completas e atualizadas, pois as pessoas consultam essas informações para diversos objetivos profissionais. No LinkedIn temos leads altamente qualificados também. Além de ser excelente para trabalhar sua marca pessoal e posicionamento, é também uma rede de networking, conteúdo e negócios. Todo profissional deveria estar nela e usá-la, é uma ferramenta de trabalho do mundo atual.

Pergunta: O que você vê como as principais tendências no LinkedIn?

Resposta: A plataforma vem crescendo cada vez mais em conteúdo. Profissionais compartilham conhecimento e oportunidades, novos recursos e programas lançados incentivam os criadores de conteúdo e ela se estabelece como uma plataforma de influência também. Assuntos e causas importantes estão ganhando espaço e sendo discutidas.

Perfil atrativo

Pergunta: Como chamar atenção no LinkedIn?

Resposta: O primeiro passo é ter um perfil atualizado, completo e bem preenchido. É importante deixar claro quais são suas habilidades, diferenciais e posicionamento profissional. Conectar-se com pessoas, interagir com elas e criar conteúdo ajudarão o perfil a ganhar ainda mais destaque.

Pergunta: Preciso dedicar muito tempo à construção do meu perfil no LinkedIn?

Resposta: Como é uma rede social, as informações podem ser mais detalhadas do que no currículo tradicional, pois as áreas são navegáveis e os termos usados ajudam mais pessoas a chegarem até você. Então, dedique um tempo ao seu perfil, semanalmente, para torná-lo cada vez mais completo e usar bem os recursos.

Pergunta: Como criar um bom currículo no LinkedIn?

Resposta: Preencha seu título profissional, coloque uma foto, defina seus interesses profissionais, escreva uma apresentação sobre você, inclua suas competências comportamentais e técnicas e adicione sua formação e experiência profissional. Além disso, também é possível receber depoimentos de outros profissionais, adicionar trabalho voluntário, definir quais serviços você presta (se for o caso) e criar uma vitrine profissional, deixando conteúdos estratégicos em destaque.

Melhore seu currículo!

Homem que sabe como utilizar o LinkedIn para crescer profissionalmentesenta e utiliza seu tablet  para isso.
Para utilizar o LinkedIn para crescer profissionalmente é preciso dedicação.

Pergunta: O que um bom profissional pode fazer para melhorar seu currículo?

Resposta: Desenvolver-se continuamente, fazer cursos, ler livros, aprender com outros profissionais. O próprio LinkedIn Learning oferece diversos cursos incríveis para desenvolver novas competências, em diversos idiomas. O mundo atual exige que o profissional esteja antenado e aberto às transformações.

E aí? Gostou de entender como o LinkedIn pode te ajudar a crescer profissionalmente? Quer saber mais sobre as redes sociais e o mercado de trabalho? Então acompanhe o blog MBA USP/Esalq e fique por dentro do que existe de mais atual no mundo profissional atualmente!

Você também pode gostar:

Autor (a)

Caio Roberto
Caio Roberto
Jornalista e amante de história, línguas estrangeiras, cinema, literatura e videogames. Utilizo minha curiosidade natural e minha facilidade de me comunicar para descobrir mais sobre o mundo e tentar passar isso adiante. Acredito que nasci para contar histórias, independente da história, da mídia em que ela será contada e do meu papel nela.

Compartilhar