Em um cenário mundial marcado por constantes transformações tecnológicas, é necessário que se tenha no mercado de trabalho profissionais capazes de conduzir as organizações em busca de inovação. Mas, para inovar, é preciso estar preparado para mudar e, nesse sentido, profissionais mais adaptados à gestão de mudanças tendem a se destacar.
Como já vimos anteriormente, a gestão de mudanças pode ser entendida como um conjunto de práticas e estratégias adotadas pelas organizações a fim de facilitar a adaptação dos colaboradores a mudanças indispensáveis.
E para entendermos melhor essas mudanças, conversamos com Denise de Moura, professora do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq, especialista na área, que contextualiza o assunto e o aplica no contexto profissional. Confira!
Leia mais: ADKAR: modelo da gestão de mudanças para você aplicar hoje!
Mudanças são necessárias
Isso porque as organizações encontram cada vez mais a necessidade por implementar mudanças em seus processos, planejamento estratégico e gestão.
“É importante lembrar que estamos vivendo em um ambiente pós-pandemia, em que podemos observar o surgimento de novas formas de se trabalhar, mudanças nas demandas de clientes e, consequentemente, a necessidade de um ambiente de trabalho mais flexível e adaptável, com uma gestão mais horizontal”, comenta Denise.
Trata-se de um impacto significativo no modo como as pessoas se relacionam com as organizações, de modo que o resultado dessas interações no ambiente de negócios deve ser positivo como um todo. Por esse motivo, é possível observar uma crescente demanda por uma gestão de mudanças mais efetiva.
Leia também: Desafios da gestão de mudanças: saiba como se preparar!
Invista em gestão de mudanças
Mudar não é fácil. Por isso, é importante estar sempre em busca de qualificação, aprendendo a utilizar novas ferramentas e desenvolvendo novas habilidades.
“A gestão de mudanças impacta no ambiente organizacional, criando um ambiente onde as pessoas podem sempre questionar as formas como trabalham e propor melhorias nos processos”, afirma Denise.
Leia mais: Conheça o MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq
Impactos da gestão de mudanças no seu currículo
Segundo Denise, “dentro de uma organização, para que a gestão de mudanças seja efetiva é necessário um bom planejamento. Isto é, observar o cenário atual e o cenário futuro em que se pretende chegar, levando em consideração as forças e os aspectos de melhorias internas, assim como as oportunidades e as ameaças externas (a já tão debatida Matriz SWOT).” Para isso, é necessário que se tenha profissionais capazes de conduzir as equipes para que todos estejam integrados nesses processos.
Existe uma demanda no mercado de trabalho por profissionais que tenham esse mindset inovador e detenham essa capacidade de transformação do ambiente de trabalho. Inscreva-se no MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq e encontre tudo que precisa para enfrentar os desafios profissionais da gestão de mudanças!
Você também poderá gostar desses conteúdos: