back to top

5 ferramentas para descomplicar a gestão de projetos na sua empresa

Softwares, aplicativos e sites são alternativas para simplificar a gestão de projetos, que normalmente é associada a um processo trabalhoso e complicado. Com a tecnologia fica mais fácil acompanhar as etapas e atividades de cada projeto e gerenciar tudo sem problemas.

Existem várias plataformas que podem ser usadas para isso, tanto para projetos da vida pessoal quanto para o trabalho. Confira uma lista com 5 ferramentas para descomplicar a gestão de projetos que o Next separou 😉

Trello

Essa ferramenta você provavelmente já conhece. O Trello é um aplicativo que permite ao usuário a criação de quadros com as tarefas que precisa fazer. Dentro do quadro você cria uma lista e, dentro dela, cartões. Com essa ferramenta é possível personalizar as etapas de cada atividade, colocando etiquetas e checklists.

Além disso, você pode usar em conjunto com sua equipe de trabalho, cada um ajustando os próprios projetos dentro do quadro. É prático tanto para ser usado na vida pessoal quanto pessoal. A ferramenta pode ser operada em dispositivos móveis, por meio de aplicativo, e desktop, por meio do site.

Microsoft Project

Essa ferramenta tem o design semelhante ao Excel, mas é bem mais complexa. O Microsoft Project, ou MS Project, é um software que permite ao usuário planejar e controlar as etapas dos projetos e atividades. Com ele você consegue controlar orçamento, cronograma e as outras áreas do PMBok (guia de boas práticas no gerenciamento de projetos do PMI).

O software é um dos principais e mais conhecidos quando se fala em gestão de projetos. No entanto é preciso uma assinatura anual para ter acesso, mas também é possível utilizar por um período para testar, caso você queira conhecê-lo antes.

Artia

Esse software é brasileiro, mas já é usado internacionalmente e tem tradução em inglês e espanhol. Ele promete ajudar na produtividade individual e de equipe quando se fala em gestão de projetos.

O Artia permite visualizar o desempenho e a gestão de tempo dos funcionários na realização das tarefas. Ele também gera relatórios e tem uma ferramenta que orienta os períodos de foco e descanso com base na técnica Pomodoro – entenda o que é aqui.

Teamwork

Essa ferramenta é dividida em três partes: o Teamwork Project, que é a de gestão propriamente dita; o Teamwork Chat, que permite conversas em tempo real; e a Teamwork Desk, que se refere ao suporte ao cliente.

O software possibilita uma visão completa do status das atividades dos projetos e conta com integração com outras plataformas, gerenciamento de equipes, clientes e contatos.

Basecamp

O BaseCamp reúne notas, eventos, criação de listas com tarefas e outros itens no mesmo ambiente e ajuda no gerenciamento de projetos por meio da definição de objetivos, responsabilidades, equipes e prazos.

A diferença é que essa ferramenta permite a criação de uma espécie de linha do tempo de cada projeto em andamento, em que é possível acompanhar as atividades que cada membro da equipe fez ou ainda vai fazer. É um software pago, mas é possível usar por 60 dias gratuitamente, no período de teste.

Você já usa alguma dessas ferramentas? Qual? Comente!

Veja também “Canvas: conheça os modelos para negócios e projetos pessoais”