sexta-feira, novembro 25, 2022

Gestão de Vendas na NRF: tudo que você precisa saber!

Que o universo varejista é maior do que parece, disso não há dúvidas. No varejo, é muito comum a interrelação com outras áreas, e um bom exemplo disso é tudo o que foi tratado sobre Gestão de Vendas na NRF (National Retail Federation, em tradução, Federação Nacional de Varejo), um dos maiores eventos globais do setor e que reuniu profissionais de diversos setores.

Na última matéria, mostramos como a NRF, uma tradição do varejo e do mercado de consumo, pode agregar na vida profissional por meio de trocas de experiências valiosas e discussões sobre o futuro. Desta vez, Francisco Javier Sebastian Mendizabal Alvarez, do MBA em Gestão de Vendas USP/Esalq, mostra tudo que envolveu Gestão de Vendas na NRF e muito mais do evento. Confira!

Leia mais: Conheça o MBA em Gestão de Vendas USP/Esalq

Transformação digital

Se existe uma palavra que possa definir a NRF ou, ao menos, chegar perto, é futuro. Todos os temas tratados no evento apontam para um cenário promissor e que, sem dúvidas, irá movimentar o mercado de consumo.

Alvarez explica, de maneira detalhada, os temas abordados e como alguns deles já são parte da realidade dos profissionais, além de falar mais da presença da Gestão de Vendas na NRF.

“A verdade é que a transformação digital está cada vez mais presente e isso tem total relação com os consumidores e sua interação digital nos ambientes. Podemos citar, por exemplo, no caso do varejo, a presença do phigital,que implica em trazer a tecnologia às lojas digitais e as inserir no contexto das lojas físicas, seja para processos de gestão da loja, como o controle de estoque, ou mesmo para se integrar com o consumidor que está cada vez mais imerso na digitalização”, destaca.

mulher asiática aproveitando do phigital - tema de gestão de vendas na nrf esse ano.
O phigital é um dos assuntos mais discutidos relacionados à Gestão de Vendas na NRF.

Omnichannel

Um outro assunto que ficou consolidado no evento e que tem total relação com a integração entre varejo físico e digital é o omnichannel. “É algo que já ocupou espaço no ramo e hoje é um recurso no qual os grandes e pequenos varejistas podem trabalhar como algo definitivo no varejo”, diz Alvarez.

Um fator importante e que demonstra relevância é que todos os presentes tiveram a oportunidade de aprender e discutir muito mais do que apenas pautas relacionadas à Gestão de Vendas na NRF. Foi o caso da economia circular e do ESG (Environmental Social and Governance, em tradução, Ambiental, Social e Governança), que, segundo o professor, estão cada vez mais presentes nas metas de sustentabilidade das empresas e foram amplamente discutidas.

Diversidade, igualdade e inclusão

Outro ponto fundamental e muito atual debatido durante o evento são as pautas de diversidade, igualdade e inclusão. Alvarez ressalta:

“A questão da diversidade, igualdade e inclusão, ou, em inglês, DEI – Diversity, equity and inclusion – está totalmente relacionada às discussões hoje. O principal objetivo é focar não somente no atendimento ao cliente, mas nas equipes. Isso porque, para entender uma sociedade multifacetada, é preciso ter uma equipe inserida nesse universo e que entenda todos os seus aspectos”.

Leia mais: A atuação das marcas na diversidade

O metaverso

E já que estamos falando de pautas atuais, podemos dizer que o metaverso já é uma realidade. O termo, que denota um ambiente virtual imersivo, tem sido cada vez mais discutido por grandes empresas como a Meta, sucessora do Facebook e que recentemente anunciou seus objetivos de integrar o metaverso ao mundo das redes sociais e à vida das pessoas.

Mulher sentada em uma cadeira vestida de um óculos de realidade virtual que se relaciona ao metaverso - tema de gestão de vendas na nrf esse ano
Muito do que foi tratado sobre Gestão de Vendas na NRF envolveu o metaverso e suas oportunidades para o futuro.

Alvarez explica que, mesmo o metaverso sendo a “menina dos olhos” do evento, há muito o que se discutir e esperar. “Como tudo que é novo, não podemos negar ou abraçar, mas acompanhar e esperar para ver como tudo se consolida.”

Relevância profissional

Ficou claro que um evento como a NRF tem tudo a ver com desenvolvimento e trocas de experiência profissional, e isso se relaciona diretamente com Gestão de Vendas. Segundo Alvarez, “a Gestão de Vendas tem que considerar todas as variáveis existentes para, somente assim, conseguir se destacar e gerar resultados.”

O professor fala mais dessas variáveis. “São ações que mesmo que não afetem diretamente as equipes de vendas hoje, certamente irão causar impactos ao longo do caminho. Por isso, é importante que os vendedores estejam atualizados com todas essas mudanças, pois elas podem gerar impactos positivos ou negativos.”

O que nos leva ao último tópico…

Como se manter atualizado?

A resposta é simples: com um MBA.

Faz parte da vida profissional se atualizar e buscar desenvolvimento, e isso inclui a sua carreira em Gestão de Vendas. No MBA USP/Esalq, por exemplo, o conteúdo lecionado passa por constantes atualizações para levar aos alunos tudo que é considerado tendência.

“Em breve vamos discutir com os alunos tudo que está ligado com o mercado de consumo e que afeta diretamente as vendas”, afirma Alvarez.

Ainda de acordo com o professor, “os assuntos tratados na NRF serão levantados nas demais disciplinas que tratam dessa interação (Varejo e Gestão de Vendas) e que apresentem questões importantes de tecnologia, jornada de compras, recursos etc.”

“Quem vende produtos B2B (business to business, ou, de empresas para empresas) deve entender cada vez mais de varejo e trade marketing e integrá-los à realidade de que a venda é para o consumidor final, por meio do varejista, e não a venda exclusiva para o varejista”, finaliza.

O que achou dos conteúdos de Gestão de Vendas na NRF? No MBA em Gestão de Vendas USP/Esalq, você se mantém atualizado com todos esses assuntos e ainda aprende com pessoas de todo o país. Inscreva-se!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Husband, Christian, in love with life and good friendships. A long journey until here made possible my integration on the Communication world, and now I venture into production of written contents and, honestly, I could not be happier. Currently, I found myself in the scripts and the daily learnings in a world full of stories I hope to discover.

Compartilhar