terça-feira, julho 5, 2022

A importância do gestor de vendas em uma equipe ética!

Você já parou pra pensar que por trás de toda equipe ética e de alta performance há uma gestão eficaz e comprometida? Por exemplo, quando falamos de vendas B2B (business to business, em tradução, negócio para negócio), o papel do gestor de vendas em uma equipe ética é fundamental para extrair os melhores resultados. Quer saber como?

Em primeiro lugar, é importante entender que o mercado busca, com urgência, profissionais que conheçam técnicas de ética em vendas e saibam manter a integridade profissional no ambiente de trabalho – principalmente ao gerir uma equipe.

Afinal, “gestores são exemplos a todos e donos das responsabilidades e práticas de seus comandados”, afirma Josmar Andrade, professor do MBA em Gestão de Vendas USP/Esalq, que traz informações importantes para quem quer entrar no mundo da gestão ou melhorar o desempenho do time. Confira abaixo na continuação desta série!

Leia mais: Conheça o MBA em Gestão de Vendas USP/Esalq

O papel da gestão

Em suas outras entrevistas, Andrade menciona a gestão como o guia para uma equipe ética. Para o professor, “se há um nível que fecha os olhos, acoberta e compactua com procedimentos ruins, o exemplo será seguido.”

Por isso, buscar conhecimento e aprendizado na área de gestão de vendas fará com que você entenda muito mais do que gerenciamento de problemas e negócios, desenvolvendo um direcionamento para moldar comportamentos de acordo com seus objetivos e, consequentemente, transformar sua equipe em uma equipe ética e de alta performance.

“Não basta haver uma política de compliance claramente definida, comunicada e auditada. As pessoas aprendem os sinais que surgem por meio dos comportamentos”, explica.

Dessa forma, ao definir padrões éticos de trabalho e aplicá-los, você será o exemplo que sua equipe necessita para evoluir.

na foto, claramente nota-se o papel do gestor de vendas em uma equipe ética ao ensinar fundamentos aos demais integrantes na mesa enquanto olham um notebook.
O papel do gestor de vendas em uma equipe ética é, principalmente, o de manter os padrões éticos estabelecidos e investir para que todos ajam de acordo.

Uma equipe cada vez mais ética

Este é o objetivo de todo gestor. Se você reconhece essa necessidade no seu dia a dia e quer fazer a diferença com uma gestão ética e eficaz, deve aprender a reconhecer os padrões éticos e saber aplicá-los na sua equipe. O professor explica algumas práticas que facilitam esse processo.

Leia mais: Gestão de Vendas no currículo: como aproveitar a onda de crescimento econômico

“Cada vez mais as empresas estão adotando auditorias preventivas como forma de se precaver em possíveis litígios. Esse é um dos requisitos que servem para atenuar processos nos quais a empresa pode ser acionada como parte responsável, especialmente quando atividades discutíveis são realizadas por funcionários que não estão ocupando níveis de gestão”, comenta Andrade.

O professor também mostra outras ações importantes do papel do gestor de vendas em uma equipe ética, como programas de compliance, implementação de uma comunicação clara e auditorias regulares.

Além disso, “manter canais para ouvir (mais do que falar), levar a sério denúncias e investigar sinais são boas práticas para qualquer organização e grandes aliadas de uma boa gestão”, finaliza Andrade.

A importância do gestor de vendas em uma equipe ética é um assunto extenso e que pode ser explorado muito mais afundo. No MBA em Gestão de Venda USP/Esalq, além de estudar mais sobre o tema, você aprende com os melhores professores e ainda tem a oportunidade de conhecer pessoas que te acompanham na caminhada para conquistar seus objetivos. Aproveite para se inscrever!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Acacio Junior
Marido, cristão, apaixonado pela vida e por boas amizades. Uma longa caminhada até aqui tornou possível minha integração no mundo da Comunicação e agora me aventuro na produção de conteúdos escritos e, sinceramente, não poderia estar mais feliz. Hoje, me encontrei dentro das escritas e do aprendizado diário em um mundo cheio de histórias das quais espero descobrir.

Compartilhar