O que você conhece sobre inteligência artificial e seus cuidados é aplicável ao mundo dos negócios? Esses cuidados devem ser tomados ao utilizar a ferramenta e mesmo quem já é familiarizado com o tema precisa redobrar a atenção para evitar erros. Se você está interessado em melhorar, você está no lugar certo!
Como vimos, a inteligência artificial pode transformar negócios e empresas que a utilizam tem muito a ensinar. Desta vez, o Blog MBA USP/Esalq falou novamente com Fabiano Castello, professor do MBA em Digital Business USP/Esalq, que trouxe uma breve discussão sobre os cuidados a serem tomados ao se utilizar a inteligência artificial. Confira!
Vale lembrar que o MBA em Digital Business USP/Esalq está com inscrições abertas para o ano de 2022. É a sua oportunidade de começar o ano dando o primeiro passo da jornada que vai transformar sua carreira!
Cuidados corporativos com inteligência artificial
A inteligência artificial é uma ferramenta que trabalha com dados, análises preditivas e tentativas de entender a probabilidade de algo acontecer ou existir para traçar, baseado no resultado, os caminhos, estratégias e possibilidades para o futuro.
Castello explica: “Existe um aspecto técnico da inteligência artificial. A ferramenta é algo amplo e exige técnica para ser utilizada tanto nas coisas simples quanto nas complexas.”
Hoje é possível criar modelos preditivos para qualquer situação, mas toda previsão é acompanhada de erro, já que existe a probabilidade de ela se concretizar ou não. E no mundo dos negócios, quanto maior a incerteza, maior a chance de ineficácia.
“Modelos que têm uma probabilidade baixa de êxito não funcionam no modelo de negócios e, para analisá-los e determinar sua eficácia, há uma série de métricas que exigem avaliação técnica e um cuidado maior das empresas.”
Castello continua mencionando o Machine Learning, ou, na tradução, aprendizado de máquina, e suas previsões. “Embora o assunto esteja crescendo, ele ainda é pouco discutido pelos cientistas e especialistas. É um ponto essencial de cuidado e atenção, pois envolve algoritmos no sentido de favorecimento de lados e os riscos que isso pode trazer para a empresa.”
Sigilo de dados
O professor também aponta outro cuidado que as empresas devem ter e que envolve a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que vem como fator determinante nas tomadas de decisão no mundo dos negócios.
“Nos dias de hoje, faz-se necessário existirem modelos justos e transparentes, principalmente com a LGPD, que permitem até mesmo explicações a respeito de decisões tomadas em determinado contexto.
Leia mais: Comece o ano entendendo e aplicando a LGPD
A menção à LGPD como um cuidado a ser tomado e revisto pelos profissionais é só mais um exemplo de que, cada vez mais, o mundo tem se adaptado ao processo de digitalização de forma que questões éticas e legais não sejam deixadas de lado. “É a justiça envolvendo os algoritmos, pauta que deve ter a atenção das empresas”, finaliza Castello.
No MBA em Digital Business USP/Esalq você encontra vários assuntos como a inteligência artificial e seus cuidados, que estão em alta no mundo digital e no contexto empresarial, além de debater e conhecer profissionais de todo o país. Aproveite e se inscreva!
Você também pode gostar desses conteúdos: