sábado, maio 21, 2022

Empresas utilizam inteligência artificial nos negócios: você sabe como?

Falar de inteligência artificial nos negócios é algo recente e que promete transformar empresas e carreiras de uma vez por todas.

“Precisamos estar atentos a essas inovações que mudam a perspectiva de mercado e podem ter um impacto muito grande nos negócios, bem como trazer novas oportunidades”, diz Fabiano Castello, professor do MBA em Digital Business USP/Esalq, que contribuiu com essa matéria.

Leia mais: Conheça o MBA em Digital Business USP/Esalq

O poder das previsões

Como vimos nessa matéria, inteligência artificial tem implicações no mundo dos negócios e, entre elas, uma das mais importantes é a previsão.

“Quando falamos de fazer previsões, estamos falando de usar a inteligência artificial nas organizações como mais uma importante ferramenta que temos em mãos. Um comparativo é quando instalamos um sistema de Enterprise Resource Planning (ERP – Planejamento de Recursos Empresariais, na tradução), que também é uma ferramenta que traz mais produtividade, mais controle da organização, aumenta a eficiência operacional e reduz custos”, explica Castello.

O professor enfatiza a definição de inteligência artificial como uma ferramenta que traz resultados.

“Precisamos enxergar a inteligência artificial dessa forma, como uma ferramenta que traz eficiência operacional. Ela diminui custos e melhora receitas, mas não é solução de todos os problemas, embora resolva qualquer tipo de problema relacionado a previsões.”

“Para isso, utilizamos os dados como princípio da análise preditiva, prevendo o futuro com base nos dados do passado”, explica.

Exemplos de inteligência artificial nos negócios

Segundo o professor, “de maneira geral, existem cases interessantes em várias áreas, como por exemplo na área da saúde em que o raio x, ao ser enviado para um modelo preditivo, retorna com os problemas indicados no paciente, baseado na imagem captada.”

Um resultado de raio x mostrando o uso da inteligência artificial nos negócios.
A aplicação do digital em um procedimento como o raio x é um dos exemplos do bom uso da inteligência artificial nos negócios e que pode fazer a diferença com resultados mais rápidos e procedimentos mais precisos.

Visão do mercado

O ponto principal é que, na visão do mercado, a inteligência artificial como ferramenta de análise preditiva é uma grande vantagem competitiva, mas que necessita, primeiramente, de pessoas que entendam da ferramenta, e dos conhecidos cientistas de dados para operacionalizar as informações.

“É necessário ter cientista de dados, mas não podemos esquecer que a parte técnica da análise preditiva é somente um pedaço do projeto que resolve o problema da organização”, demonstra Castello.

“O cientista de dados não faz nada sozinho, ele precisa do apoio daqueles que conhecem o negócio de fato. Essas pessoas sabem o que está sendo tratado, conhecem os conceitos e quais problemas estão sendo resolvidos. São eles que têm a capacidade de unir o problema ao time que o resolverá.”

Leia mais: Depoimentos: experiências compartilhadas de quem fez MBA USP/Esalq

O professor finaliza falando mais sobre esses profissionais:

“Geralmente, essas pessoas não conhecem a inteligência artificial a nível técnico, mas entendem claramente o que precisa ser feito e quais as melhores ferramentas para resolução. Hoje há muito mais carência dos profissionais que sabem utilizar inteligência artificial para resolver problemas do que os próprios cientistas de dados”, finaliza.

Entender tecnicamente é importante, mas não é tudo. Se você quer compreender a inteligência artificial nos negócios de maneira geral e aplicá-la no dia a dia, o MBA em Digital Business USP/Esalq está de portas abertas para te levar nessa jornada de conhecimento e evolução pessoal e profissional. Inscreva-se!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Acacio Junior
Marido, cristão, apaixonado pela vida e por boas amizades. Uma longa caminhada até aqui tornou possível minha integração no mundo da Comunicação e agora me aventuro na produção de conteúdos escritos e, sinceramente, não poderia estar mais feliz. Hoje, me encontrei dentro das escritas e do aprendizado diário em um mundo cheio de histórias das quais espero descobrir.

Compartilhar

2 COMENTÁRIOS

  1. Perfeito, Perfeito seu artigo, apenas para complementar, tem um programa chamado: PCG Programa Classificados Grátis, esse programa é um agregador de sites de classificados, nele tem mais de 340 sites de classificados grátis onde você pode anunciar, usando esse Software você pode divulgar de forma automática nesses sites, vale muito a pena usar ele deixa seu trabalho bem mais rápido além de te dar uma lista que sempre é atualizada com sites atuais, com esse programa você consegue ter mais trafego orgânico e assim receber visitas dos buscadores como o Google e outros, eu sempre usei esse programa para divulgar e faço vendas praticamente usando apenas ele. Fica ai a dica… Seu texto me ajudou muito. Agradecido por sua leitura

    • Olá, Roberto!

      Poxa, que legal saber que você gostou da matéria! Muito obrigado pelo seu feedback e pela dica. Continue nos acompanhando! 😀

Comentários estão fechados.