back to top

É hoje: MBX tem início com palestra sobre saúde mental

Quem não perde uma oportunidade de investir na carreira já está inscrito no MBX – MBA Experience e de olho na programação que começou hoje (23/11), com uma palestra sobre saúde mental. O start na programação ficou por conta da psicóloga e empreendedora social Mariana da Costa Pedro Nogueira da Luz, a Mari Luz.

O Blog MBA USP/Esalq conversou um pouco com a palestrante sobre o tema “Cultura do cuidado – Uma jornada para a saúde emocional”. Confira!

Quem é Mari Luz

Apaixonada pelo tema saúde mental, Mari é empreendedora social desde os 17 anos, quando atuou como educadora social com pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Atualmente, a psicóloga desenvolve programas de qualidade de vida em empresas e promove o diálogo sobre a importância do autocuidado, inclusive por meio de um e-book chamado “Se cuida”.

Criança de cabelo cacheado come uma laranja com as mãos, representando a boa alimentação, tema citado na palestra sobre saúde mental de Mari Luz.
Além da palestra sobre saúde mental, Mari tem e-books sobre autocuidados

Além de tudo isso, Mari ainda faz consultorias em diversidade com foco em raça, com palestras sobre letramento racial e impactos do racismo na saúde mental. Escreveu dois e-books sobre a importância da luta antirracista, com dicas para quem deseja se engajar nesse projeto político.

Também construiu um programa de mentoria que trabalha empoderamento e desenvolvimento feminino, fomentando liderança de mulheres em espaços corporativos e públicos e discutindo impactos da desigualdade de gênero na saúde mental de mulheres. Atua também no combate à violência contra as mulheres por meio grupos de apoio, palestras e formações dentro da segurança pública e do mundo corporativo.

Você pode conferir os projetos da Mari aqui.

Ufa… Deu para perceber que ela fará uma supercontribuição no evento, né? Sabe quem também estará no MBX e já conversou com a gente? A especialista em inovação Ju Paolucci. Dá uma olhadinha no que ela falou clicando aqui.

Lâmpada desenhada em um post-it, simbolizando a inovação, que também é tema do MBX junto à palestra sobre saúde mental.
Inovação também é tema no MBX, após a palestra sobre saúde mental

Palestra sobre saúde mental

A apresentação da Mari no MBX tem tudo a ver com as áreas em que ela atua, mas não ache que será uma simples palestra sobre saúde mental. “A ideia é mostrar um dos maiores aprendizados que a pandemia trouxe: que a saúde metal deve fazer parte do cuidado integral que precisamos enquanto seres humanos”, explica.

Mas como cuidar da saúde mental? A resposta está no autoconhecimento. “Precisamos, em primeiro lugar, conhecer quem somos e nossos limites, metas e objetivos. Só essa conexão consigo mesmo permite a identificação do que realmente precisamos no dia a dia.”

Cuidar da saúde mental é autocuidado?

A pandemia trouxe com força o tema autocuidado, que, segundo Mari, pode ser físico, emocional, social, intelectual e espiritual (este último para quem acredita). Assim, o cuidado com a saúde mental pode ser considerado um tipo de autocuidado, já que atua em várias frentes.

De acordo com ela, o ser humano é composto por corpo, mente e, para quem tem, questões espirituais. “Sobretudo, nós somos corpo e mente e, o tempo todo, nosso corpo e nossa mente estão integrados”, analisa.

Mulher deitada em um mat, vista de cima, com as mãos juntas e os olhos fechados, em uma meditação, dica da palestra sobre saúde mental de Mari Luz.
A interligação entre mente e corpo é tema de palestra sobre saúde mental no MBX

Exemplificando: “Um bom exemplo são as pessoas que ficam muito nervosas e têm dor de estômago ou ficam tristes e não conseguem comer.”

Saúde mental para pessoas saudáveis

Mari explica que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde tem a ver com o bem-estar completo, englobando o bem-estar social, emocional e físico.

“Pensando na integralidade do ser humano, se não nos cuidarmos emocionalmente significa que não estamos saudáveis.”

E, claro, ela tem dicas para manter a saúde mental em dia, como terapia, yoga, meditação, boa alimentação, exercício físico, autoconhecimento (saber dizer não, reconhecer seus limites) e muito mais que você vai conferir durante a palestra.

Uma mulher se olha no espelho sorrindo, representando o autocuidado mencionado na palestra sobre saúde mental de Mari Luz.
Entre as dicas da palestra sobre saúde mental está o autoconhecimento

Então, seu evento já começou! Você acompanhou ao vivo essa palestra sobre saúde mental? Nos conte o que achou nos comentários!

Leia também:

Autor (a)

Marina Petrocelli
Marina Petrocelli
Mais de 12 anos se passaram desde minha primeira experiência com Comunicação Social. Meus primeiros anos profissionais foram dedicados às rotinas de redações com pouca ou nenhuma relevância digital. O jornalismo plural se resumia em apurar os fatos, redigir a matéria e garantir uma foto expressiva. O primeiro sinal de mudança veio com a proposta para mudar de realidade e experimentar um formato diferente de produzir. Daí pra frente, as particularidades do universo do marketing se tornaram permanentes. Ah! Também me formei em Direito (com inscrição na OAB e tudo). Mas nem tudo se resume às minhas habilidades profissionais. Como produtora de conteúdo, me interesso por boas histórias, de pessoas reais ou em séries, filmes e livros, especialmente distopias. Gosto de montar roteiros de viagens e reconhecer estrelas e constelações em um aplicativo no celular. Museus, música e arte no geral chamam minha atenção, assim como cultura pop.

Compartilhar