back to top

5 Filmes sobre problemas bem administrados

Cheia de altos e baixos, a vida é sempre representada na ficção. Entre os filmes mais populares, não há dúvidas de que personagens que conseguem superar as dificuldades e reverter uma situação, estejam elas ligadas apenas a seu universo pessoal ou ao de outras pessoas, serão sempre marcantes.

Abaixo, indicamos cinco filmes para quem gosta de ver resolução de conflitos com grandes transformações de vida.

Jerry Maguire: A Grande Virada

Encantador, empolgante e comovente, este filme nos apresenta a um grande agente esportivo que, em um mundo infestado por engravatados – que se importam apenas com o próprio sucesso e o dinheiro -, consegue enxergar valores mais importantes que a vitória. O principal deles? A ética.

É justamente levado pela ética que o protagonista se transforma drasticamente e, assim como entregue pelo título, uma grande virada muda o rumo de sua vida, de um cliente e de uma nova amiga.

Um Sonho Possível

Sonhos geralmente são o principal ingrediente para dar sentido à vida e motivar um indivíduo ou coletivos. Nesta história, um jovem adolescente negro ganha uma bolsa de estudos de uma escola por ser talentoso no futebol americano. Mas isso não impede que ele sofra todo tipo de preconceito.

O único que lhe dá atenção é outro aluno da instituição, de quem o jovem fica amigo. A mãe desse novo amigo também acolhe o laço dos garotos. Este filme relembra como nunca é demais praticar a generosidade e olhar para o todo – e não apenas uma parte dele.

O Menino que Descobriu o Vento

Em resumo, a mensagem principal deste longa é apenas uma: força! Seja para superar situações difíceis ou amar o próximo, uma dose de coragem sempre será necessária.

Baseada no livro de memória de William Kamkwamba, o filme acompanha o autor ainda menino. Com 13 anos, ele tenta salvar sua aldeia da seca, planejando a construção de um moinho de vento para alimentar uma bomba de água elétrica.

Chef

Crise no trabalho e desemprego são uma das maiores preocupações no mundo atual. Passando dos 40 anos de idade, Carl Casper é demitido do seu trabalho em um restaurante, o que o deixa sem esperanças e desmotivado.

Apesar disso, ele tenta recomeçar “de baixo” inspirado por seu filho e finalmente se vê fazendo aquilo que mais gosta. Mesmo passando pelas dificuldades do início de um negócio, ele segue em frente com o apoio da família e dos clientes que aos poucos são conquistados.

Um Ano Bom

A história é bem simples: um homem de negócios recebe a notícia de que o tio morreu, deixando-o como único herdeiro. Prevendo bons negócios, resolve fazer uma rápida viagem para visitar a propriedade. Mas, uma vez ali, percebe que não será tão fácil vender o lugar que lhe traz tantas lembranças da infância.

Esta comédia dramática é leve e se preocupa em mostrar que, por mais que alguém tenha absolutamente tudo (ou julgue que não tenha nada), a felicidade só pode ser alcançada quando conseguimos mudar nossos parâmetros.

Menção honrosa: Invictus, Moneyball, A Grande Aposta e À Procura da Felicidade.

Quais filmes você indicaria para alguém se inspirar a dar a volta por cima?

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar