back to top

Tem dúvidas sobre o MBA USP/Esalq?

Sabemos que a tomada de decisão é um importante passo para os objetivos de muitas pessoas, mas é claro que ela pode vir acompanhada de certas dúvidas. Ao pensar em um curso de pós-graduação isso não será diferente. 

Aqui você confere as respostas para as principais dúvidas sobre os MBAs USP/Esalq antes de seguir com o seu plano de atualização da carreira.

Quando os cursos começam?

Todos os cursos abrem as inscrições no 1º e 2º semestre. Após a formação de turmas, damos início às aulas. Cada curso tem uma data estimada para início das aulas, basta conferir na página do MBA USP/Esalq.

Como funciona o controle da frequência? 

Todas as aulas são online e ao vivo, transmitidas uma vez por semana e ficam gravadas para serem acessadas a qualquer momento, até a finalização do curso. Uma prova é disponibilizada ao fim de cada aula e contabiliza a presença (que deve ser de, no mínimo, 85% durante todo o curso).

Quanto tempo dura o curso?

Serão 18 meses de curso contando com a apresentação do TCC (trabalho de conclusão do curso), mas feriados e recessos podem prolongar esse tempo.

Como finalizo minha inscrição? Existe desconto e mais de uma forma de pagamento?

O processo de inscrição envolve os passos descritos aqui. O pagamento da inscrição e mensalidade pode ser feito por boleto ou cartão de crédito e algumas opções de descontos são oferecidas para empresas conveniadas ao Pecege, membros da mesma família e pagamento à vista do curso.

Posso me matricular sem ter colado grau?

A conclusão do Ensino Superior até o início do MBA é obrigatória. Alunos com menos de dois anos de formação podem apresentar diploma ou certificado de conclusão da graduação + histórico da graduação, ambos com data de colação. Pessoas que estão formadas a mais tempo devem apresentar obrigatoriamente o diploma de Ensino Superior.

Como funciona o TCC?

O TCC é requisito obrigatório para a conclusão dos cursos de especialização oferecidos pela Esalq/USP. Até 2019, as apresentações foram presenciais, em Piracicaba (SP), no evento SIM. Contudo, as orientações de distanciamento social para 2020 modificaram alguns aspectos e todo o evento foi realizado online, inclusive as apresentações de TCC.

Você pode conferir um vídeo explicando como funciona a apresentação do TCC no SIM presencial e outro material sobre a elaboração e conclusão do trabalho.

Meu certificado será de especialista? 

O MBA USP/Esalq é uma pós-graduação lato sensu. O aluno aprovado ao final do curso receberá um certificado de especialista pela USP/Esalq.

Quando farei o 1º pagamento?

A matrícula será concluída com o pagamento da primeira mensalidade do curso, gerada após a aprovação dos documentos. As demais parcelas são cobradas somente a partir do primeiro mês do curso. O pagamento é feito por boleto ou cartão de crédito, com desconto de 10% para pagamento à vista do valor integral do curso.

Haverá reajuste das mensalidades?

A mensalidade se manterá a mesma durante todo o curso, sendo a primeira a ser paga 15 dias após a aprovação dos documentos obrigatórios. O restante poderá ter o vencimento de acordo com a preferência indicada na sua ficha de inscrição.

Quais são os documentos que precisarei anexar?

Para aprovação são exigidos RG, CPF e diploma de graduação (ou certificado de conclusão + histórico com data da colação de grau). Nenhum outro documento pode substituir a apresentação do RG, pois ele contém informações sobre data de emissão e órgão expedidor, exigidos pela USP.

Tem interação com alunos e professor?

Durante a aula ao vivo, o aluno consegue interagir com os professores e colegas de turma através do chat. Caso você precise de ajuda pós aula ou não possa assistir ao vivo, basta entrar em contato com o professor ou pelo e-mail meajuda@pecege.com.

Terei uma pessoa responsável pelo meu acompanhamento acadêmico?

Nesta jornada acadêmica você terá um(a) padrinho/madrinha para dar suporte e até mesmo responder a dúvidas. Eles participarão das seguintes etapas do curso: inscrição, acompanhamento acadêmico, ajustes ou pendências financeiras e elaboração da monografia.

Ainda tem alguma dúvida sobre os MBAs USP/Esalq? Deixe nos comentários ou envie uma mensagem em nossas redes sociais ?

Autor (a)

Ana Rízia Caldeira
Ana Rízia Caldeira
Boa ouvinte, aprecio demais os momentos em que posso ver o mundo e conhecer as coisas pelas palavras das outras pessoas. Não por menos, entrei para o jornalismo. E além de trazer conteúdos para o Next, utilizo minhas habilidades de apuração e escuta para flertar com a mini carreira de apresentadora nos stories do MBA USP/Esalq, no quadro Você no Camarim.

Compartilhar