Os processos de seleção e recrutamento estĂŁo em constante mudança e a principal tendĂŞncia do mercado de trabalho Ă© conhecer as atividades realizadas fora do ambiente e perfil corporativo. Mas inserir os hobbies no currĂculo e entrevistas ainda Ă© um grande desafio para os profissionais.
As etapas básicas da criação de um currĂculo normalmente nĂŁo incluem a especificação dos hobbies. Elas sĂŁo focadas mais nas habilidades tĂ©cnicas do profissional do que nos interesses pessoais e sociais.
Contudo, os hobbies são responsáveis por desenvolver nossas soft skills, as habilidades transversais que complementam a parte técnica e estão cada vez mais no radar de empresas e recrutadores. Elas incluem competências sociais e emocionais, por exemplo.
EntĂŁo, por que nĂŁo inserir nossos hobbies no currĂculo? O Blog MBA USP/Esalq preparou algumas dicas para te ajudar a colocar os passatempos no papel de forma eficiente.
Avalie a necessidade
Antes de aprender como colocar seus interesses pessoais no currĂculo, Ă© preciso avaliar se isso Ă© realmente necessário. Mesmo com o cenário atual, algumas empresas ainda sĂŁo mais fechadas e tradicionais durante o processo de seleção. A sugestĂŁo Ă© analisar cada caso e, conforme a vaga, optar ou nĂŁo pela inserção dos hobbies nesta primeira fase.
Outro ponto importante para considerar é a relevância das atividades. Alguns hobbies podem ser amplos ou genéricos demais, como viajar ou ler, e podem dar a impressão de que você está somente preenchendo espaço.
Confira algumas vantagens e desvantagens de ter seus hobbies no currĂculo.
- Vantagens: as informações de passatempos podem se tornar temas de conversas em entrevistas e facilitar a aproximação e identificação com o recrutador, alĂ©m de darem indĂcios sobre algumas de suas soft skills.
- Desvantagens: os interesses pessoais podem não ter a ver com o trabalho. Se não for para ajudar sua candidatura é melhor dar prioridade para outras informações mais relevantes para a vaga.
Insira uma nova seção
Depois da etapa de avaliação, se a conclusĂŁo for positiva, Ă© hora de colocar os hobbies no currĂculo. A melhor maneira Ă© criar uma seção especĂfica para eles, que pode ser chamada de “Interesses Pessoais” ou “Hobbies e Interesses”.
Para preenchĂŞ-la, Ă© necessária uma dose de autoanálise. Saiba mais sobre inteligĂŞncia emocional e como utilizá-la na resolução de problemas. Lembre-se que seu currĂculo deve ser dinâmico e adaptável ao cargo, alĂ©m de compatĂvel com sua experiĂŞncia profissional.
Uma boa lista de hobbies e interesses no fim da página pode ser uma boa ideia de como encerrar seu currĂculo e impressionar o recrutador.
Seja direto e objetivo
As orientações para formatação de currĂculo nĂŁo devem ser desprezadas na seção de interesses pessoais. Ela deve seguir caracterĂsticas básicas como ser sucinta e minimalista, sem layout ou design fora do padrĂŁo do documento.
Mas como colocar algo tĂŁo subjetivo quanto hobbies em um documento que requer tanta objetividade como o currĂculo? A resposta mais certeira Ă©: com passatempos substanciais, relatados de forma profissional, curta e relevante, que conquistem o recrutador e façam vocĂŞ ser selecionado para a prĂłxima fase.
O posicionamento dos hobbies no currĂculo pode caracterizar profissionais entusiastas e envolvidos. Por isso, Ă© interessante eleger interesses que te promovam ativamente e reflitam, em poucas palavras ou tĂłpicos, suas habilidades transversais.
Faça associações
A seção de interesses pessoais deve estar alinhada com as demais partes do currĂculo para que os hobbies nĂŁo fiquem “jogados” e fora de contexto.
É interessante destacar, por exemplo, gerenciamento de equipes de esporte, atividades educacionais, trabalhos voluntários, conquistas e tópicos que você gosta de estudar ou são parte da sua vida de alguma forma, como artes, animais, jogos, investimentos, meditação e outros.
NĂŁo se esqueça de escolher passatempos genuĂnos, que definam sua personalidade, sem contar toda a histĂłria, mas despertando o interesse do recrutador para saber mais sobre vocĂŞ na prĂłxima etapa do processo.
Vai colocar seus hobbies no currĂculo? EntĂŁo saiba mais sobre soft skills e as habilidades mais procuradas pelas empresas!