As empresas que estão em constante atualização já sabem que inovações como a IA (Inteligência Artificial) e a IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas) estão aprimorando o agronegócio. Neste contexto, as tecnologias de pecuária ficam ainda mais presentes em 2020.
Quem detalha melhor esse cenário é Thiago Bernardino, professor do curso de Agronegócios do MBA USP/Esalq. “O setor agrícola está em plena transformação e as empresas e produtores devem se adaptar às novas dinâmicas da agropecuária para manter sua relevância no mercado”, comenta.
Pensando nisso, o professor indicou cinco tecnologias de pecuária que serão diferenciais em 2020.
Suplementação estratégica
Aumentar a produtividade e a qualidade do produto de forma sustentável é um dos desafios que a pecuária enfrenta nos últimos anos. De acordo com Bernardino, a reposta pode estar na suplementação estratégica.
“Melhorar o manejo nutricional durante todo o ano, nas diferentes épocas e etapas da vida do animal, é uma solução para elevar a produtividade do sistema”, explica o professor. “O objetivo é adaptar a genética do rebanho com ganhos de peso mais rápidos, utilizando uma alimentação de alta tecnologia.”
Aumento da IATF
Bernardino explica que a IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) é uma das tecnologias de pecuária e ajuda na padronização e planejamento do rebanho da fazenda.
“A técnica utiliza genética de ponta e é um dos setores da pecuária que mais cresce no Brasil, com estimativa de aumento de 20% ao ano. Porém, essa prática exige certa infraestrutura para realização dos procedimentos, assim como aquisição de insumos e capacitação de mão de obra”, detalha o professor sobre o investimento nesse método.
Aplicativos de controle e gestão
O controle de gado e a gestão de informação dentro da propriedade são práticas cada vez mais recorrentes no agronegócio. Isso porque os aplicativos estão mais completos e entregando resultados de forma mais eficiente. Confira 5 aplicativos que todo profissional do agro deve conhecer.
“É fundamental, na pecuária, saber usar todas as informações coletadas da atividade, para maximizar lucros e minimizar perdas. Atualmente contamos com várias possibilidades de obter informações direto da palma da nossa mão”, comenta Bernardino.
Ultrassom animal
Mensurar com mais precisão as características dos animais é um dos objetivos das tecnologias de pecuária. O ultrassom é uma técnica viável e não invasiva de identificar, por exemplo, doenças e sexo na gestação.
O professor ainda explica. “Outro benefício de utilizar mais o ultrassom é que a prática revela, também, o índice de gordura animal, podendo ser utilizado para aprimorar a produção de carne e leite em época de avanço no mercado internacional.”
Inteligência Artificial para comercialização
Segurança e transparência nas comercializações entre produtores e frigoríficos já é uma exigência entre as duas partes. Assim, a IA pode ser usada para facilitar as relações.
“A negociação de gado pode ficar ainda mais equilibrada e confiável com o uso da das tecnologias de pecuária para análise de rebanho e preços de mercado”, explica.
Gostou do tema? Deixe seu comentário para a gente!
Leia também Por que investir em marketing no agronegócio?