back to top

9 filmes para assistir nas férias de fim de ano

Fim de ano costuma ser uma ótima época para quem quer relaxar e descansar, principalmente se vem acompanhado de alguns dias de folga do trabalho. Muitos optam por viajar, mas para os que vão ficar em casa, se divertir com filmes é uma boa alternativa de lazer. O Next conversou com alguns dos professores dos MBAs USP/Esalq que deram dicas de filmes para curtir as férias de fim de ano. Confira!

Um senhor estagiário (2015)

O filme fala sobre um idoso de 70 anos que se candidata à vaga de estagiário sênior de um site de moda. Ele é selecionado e descobre que vai trabalhar diretamente com a dona da empresa, mas ela não acredita que um homem bem mais velho pode ajudar. A professora dos MBAs USP/Esalq Denise de Moura afirma que o longa é uma lição de vida e mostra que idade não é empecilho. “O Brasil está ‘envelhecendo’, precisamos dar mais atenção aos nossos profissionais seniores que ainda têm muito a nos ensinar”, completa.

A espera de um milagre (2000)

O longa conta a história de um carcereiro que desenvolve uma amizade com um preso que está no corredor da morte por ter assassinado duas crianças. “Apesar de ser um pouco antigo, é um filme para testar valores éticos, profissionais e humanos”, diz Thiago Bernardino, professor do MBA em Agronegócios.

A grande aposta (2016)

Esse longa é a dica dos professores Haroldo Torres e Thiago Bernardino. Ele explora o sistema financeiro americano. Conta quando o dono de uma pequena empresa decide apostar que o sistema imobiliário dos Estados Unidos vai falir. Os planos dão certo e outros investidores continuam apostando na queda do mercado.

Trabalho interno (2010)

Esse item não é uma obra de ficção. A indicação do professor Haroldo Torres na verdade é um documentário dividido em cinco partes. Sob direção de Charles Ferguson, fala sobre a crise financeira entre 2007 e 2008 nos Estados Unidos. Cada uma das partes aborda a história que levou ao momento da crise.

Uma manhã gloriosa (2010)

O longa conta a história de uma jovem contratada por uma emissora de televisão para revitalizar um programa de baixa audiência. Para fazer isso, ela decide contratar um antigo âncora da mesma emissora, mas ele se recusa a aceitar as modificações que ela propõe. Até o final do filme, os dois viram amigos. “O final do filme mostra que não existe o emprego dos sonhos. O mais importante é você ser o melhor onde estiver e fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma Denise.

A negociação (2012)

Esse filme foi indicado por Torres e conta a história de um magnata da bolsa de valores que está prestes a vender a empresa milionária. No entanto, às vésperas da negociação, ele se envolve em um acidente de carro que causa a morte de uma pessoa. O empresário tenta esconder o caso para preservar a imagem, mas um investigador tenta descobrir o verdadeiro culpado e sabota os planos dele.

Fome de poder (2017)

A história dos irmãos que fundaram a rede de fast-food McDonald’s, como o negócio expandiu e se tornou uma das maiores franquias do segmento. “Vale a pena conhecer a história dos irmãos McDonald’s, os reais criadores da marca”, indica Bernardino.

Pegando fogo (2015)

A indicação é da professora Denise e conta a história de um chefe de cozinha que destruiu a carreira em Paris por conta do uso de drogas ilícitas. Ele vai para Londres com o objetivo de recomeçar a vida, mas essa segunda chance só será possível se ele aprender a trabalhar em equipe. “Um filme marcante com um final que todos torcem para acontecer e um elenco de primeira!”, elogia a professora.

O amor não tira férias (2006)

O longa conta a história de duas mulheres, uma dos Estados Unidos e outra da Inglaterra, ambas bem-sucedidas profissionalmente decidem trocar de casa na véspera de Natal. As duas vivem em relações amorosas tóxicas e não esperavam encontrar o amor em um lugar totalmente diferente. “Atuações brilhantes de Kate Winslet, Jude Law e do já falecido Eli Wallach.”, quem indicou? Gostou das sugestões? Já assistiu algum desses filmes? Comente!