back to top

5 dicas que vão te ajudar na gestão de tempo

A falta de tempo é uma realidade na vida de muitas pessoas, principalmente de quem tem jornada dupla – ou tripla quando se fala em filhos e família. Como ter energia para estudar depois de um dia cheio no trabalho? E como priorizar as demandas que vêm da família e do trabalho? Conciliar tudo é mesmo difícil, mas a boa notícia é que algumas estratégias podem facilitar essa tarefa. A professora Carol Shinoda, que ministrou palestra sobre o tema em evento do MBA USP/Esalq, separou cinco dicas que vão te ajudar na gestão de tempo e fazer a diferença no seu dia a dia!  

Identifique os ‘ladrões’ do seu tempo

É importante, em primeiro lugar, mapear quem são os ladrões do seu tempo, diz Carol, que também é coach e uma das coordenadoras do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq. WhatsApp, trânsito, alguém da família ou amigo que te liga o dia inteiro para falar coisas que não são importantes, podem ser alguns deles. “A pessoa não para de ligar, mas quem atende é você”, exemplificou. Ver o que pode ser feito para gerenciar isso é ter um pouco mais de protagonismo na vida para impedir esse roubo de tempo, comentou a professora.  

Conecte-se às suas necessidades

O que faz sentido para você neste momento da sua vida? Gestão de tempo também é cuidar de você, reforça a professora. “Nossa vida muda, nossas necessidades mudam, temos novos sonhos e se não pararmos e revisarmos tudo isso, acabamos perpetuando coisas que não são mais tão importantes nas nossas vidas”. Carol indica a ferramenta visual EAP (Estrutura Analítica de Projetos), que é semelhante a um organograma empresarial, e permite que você se organize e planeje quanto às atividades que deseja fazer naquela semana, além de estabelecer tempo e horários para isso.  

Tenha autoconhecimento

É necessário o autoconhecimento para gerir melhor o tempo. Segundo a professora, quando alguém consegue identificar o que gosta de fazer, tudo fica mais fácil e surge energia para que a pessoa dê conta da demanda. Além disso, um desafio novo não se torna um problema, mas uma chance de provar que você pode resolvê-lo.  

Gestão de tempo para conciliar estudos

O estudo é uma parte muito importante da vida e a ele deve ser dado o peso devido. Se acompanhar as aulas ao vivo é difícil devido à sobrecarga da semana e, mesmo com estratégias de organização, há muito cansaço envolvido, a professora aconselha que o aluno reveja os horários e dias que você costuma assistir às aulas, no caso do EAD. Além de tudo, diz Carol, se você entende a importância daquele curso, o peso é menor. “Você sabe para que você está lá e encara de outra forma”, resume a professora.  

Sem desânimo

Deixar de fazer algo que gosta por problemas na gestão de tempo é quase sinônimo de frustração. “Nossa vida pode estar difícil por muitas coisas, mas a maior dificuldade é quando ela está incoerente com aquilo que é importante para a gente”, reforça. Para a professora, se você sabe onde quer chegar, o investimento e dedicação acabam sendo até pesados por um período, mas a energia vem e você consegue transformar a situação. Deixar para fazer algo quando tiver tempo é uma autosabotagem, defende Carol, porque na verdade você nunca terá. “Mesmo que você não esteja feliz o tempo inteiro porque a rotina é puxada, porque é difícil, você sabe que está sendo coerente com o que você é e com o que você quer da sua vida”, pontua.   Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos! 😊

Autor (a)

Compartilhar