back to top

15 dicas de filmes para curtir no Carnaval

O Carnaval costuma ser dividido entre os que aproveitam a folia e os que curtem descansar no feriado prolongado. Quem pretende relaxar, pode pôr as séries e filmes em dia aproveitando as dicas dos professores dos MBAs USP/Esalq. Confira:

Filmes

Recentemente lançado, Extraordinário retrata a história de uma criança com deformidade facial congênita e suas relações com colegas de escola, pais e irmã. “É uma história sobre amor, aceitação das diferenças e superação. Amei”, conta Carol Shinoda, professora e uma das coordenadoras do MBA em Gestão de Projetos USP/Esalq. Outras dicas da professora são os filmes A incrível história de Adaline e Questão de Tempo. “Ambos nos fazem refletir sobre a passagem do tempo de diferentes formas”, cita. Real: O Plano por trás da História, que narra os bastidores da criação do Plano Real, é uma das sugestões do professor do MBA em Agronegócios USP/Esalq, Thiago Bernardino de Campos. A película mostra como uma seleta equipe de economistas foi recrutada e protegida em um bunker contra pressões políticas durante o trabalho. “Em um momento de eleição e crises econômicas é necessário entender algumas medidas que o governo vem tomando. Paralelamente ao filme, vale ler o livro 3.000 dias no bunker – um plano na cabeça e um país na mão, de Guilherme Fiuza, que deu origem ao filme”, indica. O professor também recomenda os filmes Welcome Mr. President e Xingu. Margin Call: O Dia Antes do Fim e Grande Demais para Quebrar são as recomendações do professor Haroldo Torres, que é um dos coordenadores do MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq. “Too Big To Fail (Grande Demais para Quebrar) traz relatos bem didáticos sobre assuntos de tesouraria financeira de empresas. São indicações para os alunos que tiverem interesse em saber um pouco mais sobre isso, claro, de forma mais jocosa”. Para quem gosta de ficção científica, Blade Runner, o Caçador de Andróides (de 1982) e Blade Runner 2049, lançado no ano passado, são as dicas do professor Marcelo Victor Teixeira, do MBA Varejo e Mercado de Consumo USP/Esalq. “Os dois filmes mostram o planeta dominado por robôs, ciborgues, e as relações humano-máquina.” Outra indicação do professor é a comédia romântica Medianeras, dirigida por Gustavo Taretto em 2011.  

Talk show e documentários

Steak (R)evolution – Documentário onde um açougueiro francês roda o mundo em busca pelo melhor bife de carne bovina. “Ele elege os 10 melhores lugares para se comer carne. O Brasil fez parte dessa análise, no caso o Restaurante Bassi. Vale muito a pena”, diz Bernardino. O Próximo Convidado Dispensa Apresentação – Lançado este ano pela Netflix, o talk show é apresentado por David Letterman e traz personalidades como Barack Obama como entrevistado. “É muito interessante. Obama, por exemplo, fala do modelo americano político e até das perspectivas para os próximos anos”, recomenda Torres. Ele também indica o documentário Trabalho Interno, que retrata a crise de subprimes nos Estados Unidos em 2008. Lo and Behold, Reveries of the Connected World – O documentário discute o advento da internet como detonador de mudanças profundas no estilo de vida da sociedade. A sugestão é da professora do MBA USP/Esalq em Marketing, Fátima Jinnyat. “É bacana, pois o cineasta (Werner Herzog) entrevista uma série de especialistas de diferentes áreas e deixa para o espectador tirar suas conclusões. Provoca os entrevistados com perguntas originais e questiona se viver em rede é de fato, produtivo.”   Gostou das dicas? Compartilhe as suas também! 😊😉

Autor (a)

Compartilhar