back to top

O que é MBA em Gestão de Negócios?

O MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq é um curso de pós-graduação lato sensu da Universidade de São Paulo. A especialização tem duração de 18 meses e é oferecida tanto na modalidade EAD (ensino a distância) quanto presencial, com turma em Piracicaba (SP). O curso é voltado a profissionais da área administrativa que buscam atualização e ascensão nas organizações, bem como autônomos que procuram entender melhor seu negócio – seja ele de qual área for. “Nosso público-alvo é heterogêneo. O curso não é só para executivos, temos uma grande procura de autônomos, como médicos e advogados, por exemplo, além dos profissionais que já são da área administrativa e querem reciclar conceitos e evoluir na hierarquia da organização, visando cargos mais estratégicos”, explica Haroldo Torres, um dos coordenadores do MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq. Ele cita que uma importante característica do curso é que, ao mesmo tempo em que fornece uma base conceitual introdutória, também é bastante aplicado. O programa traz uma visão panorâmica da organização, com profissionais de renome e professores USP. “Cinquenta por cento do corpo docente é formado por professores USP, então uma parcela substancial dos conceitos, da fundamentação, vem da bagagem desses profissionais USP. E procuramos também trazer pessoas de mercado para compartilhar a aplicação de fato e vivência naquele assunto”, afirma. Torres ressalta que o curso a distância traz flexibilidade para os alunos em termos de aprendizagem, além de oportunidades de relacionamento e networking arrojado.  

Gerir empresas ou negócios?

É comum que os estudantes tenham dúvidas quanto a diferenças entre o MBA em Gestão de Negócios e uma especialização em gestão empresarial ou gestão de empresas. “Negócio é a empresa que gera valor, essa é a diferença. A proposta do MBA em Gestão de Negócios é que ele entenda a dinâmica empresarial, mas que também tenha uma visão mais estratégica de como agregar valor”, comenta Torres. O MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq é voltado a entender como funcionam as organizações empresariais, excluindo-se cooperativas e organizações públicas. O programa tem ênfase na visão voltada à agregação de valor empresarial, para que o estudante saia da visão empresarial e tenha uma visão de negócios, reforça o coordenador. Outro destaque é a grade curricular. O estudante não fica ‘preso’ por vários meses em aulas sobre matemática financeira, por exemplo. Ao contrário, o conteúdo é abrangente e dinâmico, abordando desde matemática financeira a Big Data por exemplo. “O objetivo é que ele compreenda todos os elementos essenciais da gestão empresarial. Ele terá conteúdos de TI, marketing, matemática financeira, avaliação econômica de projetos, riscos, contabilidade, vai permear por todas as áreas da organização”, diz Torres.  

Aulas online

As aulas do MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq são ao vivo, transmitidas às quintas-feiras, das 19h às 23h. O conteúdo permanece gravado e pode ser assistido ou revisto pelo aluno a qualquer momento. Também é possível interagir com professores e outros alunos através de chat. As provas são online – exceto a última, de qualificação, que deve ser feita no campus da USP/Esalq, em Piracicaba (SP), junto à defesa da monografia.  

Aulas presenciais

As aulas das turmas presenciais são quinzenais e ministradas às sextas-feiras, das 19h às 22h30, e sábados, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba.   Saiba mais: MBA em Gestão de Negócios USP/Esalq Certificação USP Duração: 18 meses Formação superior completa obrigatória Inscrições em www.mbauspesalq.com

Autor (a)

Compartilhar