back to top

Como fazer um discurso com confiança

Você está preparado para apresentar um trabalho ou produto com confiança? A palestrante e especialista em oratória, Lena Souza, que ministra aulas de Liderança, Motivação e Comunicação nos MBAs USP/Esalq, ensina como alcançar este objetivo.

  • “Para ser confiável tem que ser confiante. O processo de construção da confiança começa com um mergulho no autoconhecimento, a autorreflexão. “Todos temos fraquezas, mas temos também qualidades. É preciso fazer essa reflexão sobre si e depositar a confiança naquilo que você consegue potencializar de melhor”.
  • Conexão com o assunto. É preciso demonstrar interesse genuíno no assunto escolhido a ser apresentado. “E isso só acontece quando se está conectado ao assunto, colocando energia total nele”.
  • Conexão com o ouvinte. Não adianta apenas dominar o conteúdo que será apresentado. Será que o que eu tenho a dizer vai ajudar minha plateia? “Você está ali para fazer alguma diferença, por isso melhore a vida das pessoas, concentre-se nas necessidades dos ouvintes”.
  • Crie um roteiro. Há outras técnicas de oratória, mas essa é uma das mais simples. Por isso, faça um check list e desenvolva uma rotina para cumprir sempre o que for falar em público.
  • Administre o medo. O medo é uma emoção habitual em qualquer ser humano que é colocado em uma situação fora do comum. “Aprenda a aceitar que você vai sentir medo quando for falar com o seu chefe ou em público. Mas saiba administrar esse medo, a adrenalina, com autoconhecimento. Lembre-se: se tem medo, vai com medo mesmo. Tenha força de vontade e nunca desista”.

Gostou das dicas? Deixe nos comentários o que você gostaria de ver aqui no blog! 😉

Compartilhar