back to top

6 dicas de “agro-aplicativos” para facilitar o trabalho no campo

O gestor de Projetos de Pesquisas do Pecege, João Rosa, listou cinco aplicativos que facilitam a vida do produtor rural. Conheça:

AgroClimate

O projeto AgroClimate tem como objetivo o desenvolvimento de soluções baseadas em tempo e clima para a agricultura. Os usuários podem selecionar dias da semana para receberem notificações sobre os dados de tempo observados específicos para seu campo e cultura. As culturas suportadas são mirtilo, citros, algodão, milho, amendoim, batata, soja, morango, cana de açúcar, tomate e trigo. Disponível para iOS e Android. Gratuito.

Adama Alvo

Aplicativo que traz um amplo banco de fotos e informações referentes às principais doenças, pragas e plantas daninhas que atacam as lavouras brasileiras. Permite também a interação com a equipe de agrônomos da Adama para receber mais informações sobre os alvos que não forem encontrados no aplicativo, pelo envio de fotos e dúvidas. Disponível smartphones e tablets, compatível com os sistemas operacionais iOS e Android. Gratuito.

WeedScout

Desenvolvido pela Bayer, reconhece plantas daninhas por meio de imagens tiradas com o celular. Com este app, os produtores têm a possibilidade de identificar as plantas daninhas ainda nos estágios iniciais, quando o controle é mais fácil. Com mais de 30 mil imagens registradas, o aplicativo traz um sistema de atualização colaborativa, ou seja, utiliza as fotos tiradas pelos usuários para aprimorar os seus algoritmos. Disponível para Android e iOS. Gratuito.

$uplementa Certo

Tem como público-alvo os pecuaristas. A ferramenta permite ao usuário comparar o rendimento de diferentes produtos de suplementação animal, disponibilizando relatórios sobre o custo-benefício de cada marca. Não é necessário pagar pelo aplicativo, e nem ao menos ter conexão com a internet para utilizá-lo. Para realizar os cálculos, o produtor precisa fornecer dados sobre quantidade, tamanho e custo dos animais, além do espaço disponível para a criação. Disponível para iOS e Android. Gratuito.

Consórcio Antiferrugem by PBA Software

Tem como finalidade o monitoramento da dispersão da ferrugem asiática da soja no Brasil. Por meio de mapas de dispersão em tempo real, o app permite a rastreabilidade da doença no decorrer das safras além da pesquisa por cidades onde foram registradas ocorrências e o acesso a informações detalhadas. Disponível para iOS e Android. Gratuito.

Nr31 O aplicativo foi desenvolvido para auxiliar os proprietários do setor agrícola, pecuária, piscicultura, silvicultura e florestal para atender a norma NR31 bem como demais relacionadas, objetivando orientar a manter dentro dos requisitos mínimos de Responsabilidade Social e Ambiental. Disponível para Android. Gratuito.  

Conheça mais uma opção de aplicativo para o campo aqui.

Saiba mais sobre o MBA em Agronegócios USP/Esalq aqui.

Qual o “agro-aplicativo” que você usa? Compartilhe a sua experiência!

 

Compartilhar