back to top

Ferramentas para trabalhar melhor o funil de vendas

A automação de marketing vem ganhando cada vez mais espaço entre as empresas. São sistemas desenvolvidos para tornar automáticos os processos de marketing digital, como envio de e-mail marketing, newsletter e postagens nas redes sociais. Para especialistas, a ferramenta ajuda a manter os potenciais clientes, também conhecidos como leads, mais próximos da empresa. Conheça algumas soluções disponíveis no mercado:

  • RD Station

Foi desenvolvida pela Resultados Digitais, uma empresa brasileira. Esse software permite que você gerencie as redes sociais da sua empresa, blog, email marketing, landing pages, SEO, lead scoring e geração e gestão de leads. A plataforma ainda traz a análise desses leads, baseada no perfil e interesse, além do suporte na criação de conteúdo específico para casa estágio do funil de vendas.

  • Hubspot

É a pioneira no mercado e traz ferramentas para auxiliar em todas as fases da sua estratégia, envolvendo recursos como o gerenciamento, nutrição e análise de leads, criação de landing pages, call-to-actions, testes A/B, monitoramento e publicação nas mídias sociais, blogs, e-mail marketing e acompanhamento de palavras-chave.

  • MailChimp

É ideal para campanhas de e-mail marketing, pois por meio dela é possível fazer a qualificação e nutrição de leads automatizada, organizando todos os contatos de lojas virtuais, blogs ou sites, além de agendar e enviar emails, fazer testes A/B e administrar a sua base de leads.

  • GetResponse

Possui um conjunto de ferramentas que abrange gestão de e-mail marketing, criação de landing pages, autorrespostas, automatização de marketing, entre outros. A ferramenta pode ser testada gratuitamente por um tempo. Há quem diga que esse processo de automação prejudica o relacionamento entre empresa e cliente, tornando mais fria essa relação. Para o professor Alessandro Basile, docente do MBA em Marketing USP/Esalq, o resultado depende de como o processo será feito. “As ações automatizadas devem ser pensadas de acordo com cada etapa da venda. Elabore as mensagens de acordo com o estágio do funil em que o lead se encontra, diz o docente. “Dessa forma, o lead não terá a sensação de que está se relacionando com uma máquina de vendas”, completa. Ainda não se convenceu de que automação de marketing é uma boa pedida para o seu negócio? Seguem 6 bons motivos para investir nesse tipo de tecnologia:

  • Geração de leads para se aumentar as probabilidades de vendas;
  • Mais eficiência nas ações dentro do “funil de vendas”;
  • Diminuição no custo de aquisição de novos clientes;
  • Diminuição do trabalho operacional da área de marketing;
  • Ciclo de vendas menor e mais produtividade da equipe de vendas;
  • Melhor retenção e fidelização de clientes.

O professor Basile ainda complementa dizendo que a personalização do conteúdo para cada etapa do processo de compra do cliente é a maior vantagem da automação de marketing. “Este é um dos grandes ´segredos´ da automação de marketing bem feita. A ´máquina de venda´ em si não faz nada sozinha. O profissional de marketing precisa ter a sensibilidade e a capacidade de se colocar no lugar do seu público-alvo e definir mensagens e ações adequadas para cada momento”, conclui. E você, qual ferramenta usa? Conte sua experiência com a automação de marketing nos comentários! 😉

Compartilhar