sexta-feira, setembro 23, 2022

Como ser líder e gestor de uma propriedade rural

O grande desafio do empreendedor rural é tornar-se responsável tanto pela liderança quanto pela gestão na propriedade rural. Ele não deve apenas fazer as coisas direito, mas sim, realizar as coisas certas para aumentar as chances de sucesso do seu negócio, e entender a diferença entre o papel de líder e de gestor é essencial para dominar estas habilidades.

Na maioria das atividades, o empreendedor rural possui as responsabilidades de liderança e de gestão dado as características da atividade rural e do perfil do empreendedor. O mesmo possui responsabilidades desde operacionais até táticas e estratégicas, e por isso, é importante que saiba discernir estes dois papéis.

Como líder ele deve se preocupar em aperfeiçoar os recursos do empreendimento rural (tempo, trabalho, terra e capital) com o objetivo de realizar a missão corporativa, concentrando-se no planejamento estratégico e nas atividades de longo prazo de forma eficaz.

No papel de gestor o foco é na eficiência, as principais funções são para alocar os recursos a fim de identificar oportunidades e neutralizar os problemas, focalizando no planejamento tático e nas atividades de curto prazo, tornando o empreendimento rural melhor gerido.

Além disso, para não ter que assumir todas estas funções, o empreendedor rural pode contar com uma equipe capacitada, que o ajude no processo de tomada de decisão e nas atividades, já que as decisões compartilhadas aumentam as chances de sucesso do empreendimento.

Quer tornar-se um empreendedor rural de sucesso? Vem para o curso de Gestão Integrada de Fazendas.

Inscreva-se aqui.

Compartilhar