back to top

Como saber se minha fazenda é economicamente viável?

A resposta está em uma análise mais profunda utilizando técnicas financeiras, de análise de investimento e de análise de riscos. É importante entender que o principal propósito de uma análise de investimento é estimar o quanto os objetivos determinados nas diretrizes estratégicas do empresário rural irão criar, ou não, valor para o empreendimento rural.

Com isso, a análise de investimentos fornece elementos para auxiliar a tomada de algumas decisões, como:

  • O que continuar produzindo?
  • Deve-se diversificar ou crescer na própria atividade?
  • Deve-se alterar alguma etapa do processo produtivo?
  • Deve-se comprar um novo equipamento, reformar e continuar com o antigo ou terceirizar a execução da operação?

Ao realizar uma análise de investimento é necessário ter em mente um conceito extremamente importante: o valor do dinheiro no tempo. Basicamente, o significado é: “Um real na mão hoje vale mais do que um real prometido para algum momento no futuro”. O motivo para isso são os Juros. Pois, um real investido hoje, aumentaria seu valor para mais do que um real no futuro.

Um método utilizado de análise de risco é a análise de cenários, que leva em consideração a sensibilidade dos VPL (Valor Presente Líquido), que é a diferença entre o valor de mercado de um investimento e seu custo, a mudanças de suas principais variáveis de decisão. Existem muitas variáveis importantes que afetam a viabilidade dos projetos agrícolas, muito delas são externas, e, portanto, incontroláveis.

Assim, o gestor rural deve buscar entender seus movimentos e tendências para se adequar as variáveis, tomar as melhores decisões e desta maneira, alcançar o sucesso do empreendimento.

Não podemos esquecer da análise de risco, que pode ser realizada através do levantamento dos principais riscos ao empreendimento rural, e tem como objetivo avaliar e gerir essas incertezas como forma de criação de valor.

O risco é a incerteza relacionada aos ganhos e perdas que podem ocorrem como resultado das ações e decisões tomadas. Estes riscos podem ser operacionais, financeiros, fitossanitários, climáticos e comerciais. As variáveis que estão relacionadas com estes riscos são a especificidade do ativo envolvido, a incerteza e a frequência, e influenciam na vantagem competitiva do empreendimento. Por este motivo, é muito importante que o produtor entenda e busque soluções para os principais riscos relacionados à atividade agrícola.

Dessa forma, a utilização de técnicas de análise de investimentos e de risco são importantes para a tomada de decisão, já que estas facilitam e guiam o gestor rural a seguir o melhor caminho para o êxito da atividade rural. Um gestor preparado aos riscos e às especificidades rurais possui maiores chances de obter sucesso no negócio agrícola.

Quer aprender as técnicas de análise de investimento e de risco? Vem para o curso de Gestão Integrada de Fazendas e torne sua gestão mais eficaz.

Inscreva-se aqui. 

Compartilhar