back to top

O que você espera para 2017?

Com a proximidade da virada do ano, muitos pensamentos passam pela cabeça. O que foi feito neste ano, o que faltou fazer e o que se quer para o próximo ano. É sempre bom refletir e fazer planos para o futuro. Afinal, o passo que você dará na direção do que deseja é o mais importante para a mudança que você se propôs a fazer.

É necessário elaborar esse plano, porém, é mais importante não deixar que as metas se percam no meio do caminho. “Tem uma frase que diz que visão sem ação não passa de sonho, mas ação sem visão é só passatempo. Então vamos entender essa ´visão´ como o objetivo que se quer chegar no plano”, afirmaram as especialistas em gestão de pessoas e carreira, Juliana Ordonhes e Marisa Bussacos.

Para um plano ser concretizado, ele precisa ter ações bem definidas e claras. O primeiro passo é explicitar que atividade será executada, com quem você poderá contar, que recursos envolve e até qual data você deverá realizar. “Além de definir essas metas, é preciso ter disciplina para fazer o acompanhamento semanal, quinzenal e mensal da implementação do plano. Defina planos e ações possíveis e comece com o pequeno passo”, disseram.

E não se esqueça do que você viveu no ano que está terminando. Essa bagagem é válida, pois as experiências prévias – boas ou ruins – trouxeram você até aqui. “Um grande inimigo neste ponto podem ser as tais expectativas. Quando eu espero ´grandes mudanças´ preciso me certificar de que tenho um plano traçado com ações para alcançá-las e, mesmo assim, diversos fatores que não temos controle ocorrem e atrapalham a realização dessa mudança”.

Ou seja, expectativa, frustração e felicidade caminham juntas. Então não se sinta realizado só quando as grandes mudanças ocorrerem. “É importante ser feliz a cada pequeno momento, pois às vezes, essa grande mudança fica difícil de atingir. Ainda acreditamos que a grande mudança é a soma de todos esses pequenos acontecimentos que fazem sentido ao longo do ano. É o famoso conceito de viver e comemorar durante a jornada e não apenas quando se chega ao destino final”, lembraram.

No último post de 2016 do blog Next, a mensagem que fica é de que você pode fazer um ano muito melhor e que é importante fazer planos, mas o resultado de tudo virá do seu esforço e determinação. Um feliz e próspero 2017!

Compartilhar