back to top

Aumente as vendas no Natal com estratégias de marketing

O Natal é a data comemorativa mais importante para o comércio varejista. Mas será que todo varejista sabe como se preparar para alavancar as vendas nessa época do ano? Engana-se quem pensa que é preciso investir muito dinheiro para atrair clientes. O segredo está em um planejamento de marketing estruturado, que pode ser feito por qualquer empresa, como já dissemos aqui.

Para atrair clientes e fazer boas vendas no Natal, siga algumas orientações feitas pelo professor Alessandro Basile, docente de Plano de Marketing do MBA USP/Esalq em Marketing.

1 – Decoração e ambiente:  capriche na decoração do seu ambiente com irreverência e criatividade. Tudo o que é novidade, aguça a curiosidade e atrai o consumidor

2 – Atrações artísticas e musicais: invista em atrações que façam com que seu ponto de venda vire referência nesta época, ou até mesmo, uma das atrações do seu bairro ou cidade.

Use a criatividade, além do tradicional Papai Noel, quem sabe fazer uma programação de apresentações com coral de uma instituição de caridade. Pense em algo novo que faça com o cliente tenha uma experiência positiva com sua loja

3 – Disposição dos produtos: sempre é importante observar o comportamento do seu cliente. Nesta época a disposição correta dos produtos de sua loja pode aumentar significativamente suas vendas. Por exemplo: Quando se compra sapato masculino, o local onde você experimenta o sapato normalmente sempre está próximo do expositor de cintos e carteiras. Essa é a intenção (e importância) da disposição dos produtos para vender mais no Natal.

4 –   Treinamento de vendas: para atender o cliente de forma agradável, apesar da correria de final de ano, com muita simpatia e de forma prestativa o profissional de vendas precisa estar com o foco total no cliente. Toda equipe precisa ser treinada para estar alinhada com a estratégia da loja e com a meta de vendas.

5 – Atendimento de qualidade: para vender mais no Natal, é preciso atender bem seu cliente e, principalmente, ouvir o que ele deseja comprar.

Sempre receba os clientes com muita atenção e, sempre que possível, mostre o mix de produtos da loja para ele. É mais fácil você aumentar o ticket médio de uma venda do que atender vários clientes ao mesmo tempo. E pense sempre em um brinde. O cliente gosta de se sentir recompensado.

6 – Marketing Sensorial: hoje uma ação muito importante que está relacionada ao ambiente de vendas, ou seja, a preocupação com a melhor experiência de compras que o cliente vai ter dentro da sua loja ou empresa. Esta ação ajuda a atrair e reter os clientes no ponto de venda. Exemplos: utilizar aromatizadores de ambiente, sons e iluminação adequadas ao seu segmento, os clientes ficarão mais confortáveis e mais propensos a gastarem.

7 – Promoções e formas de pagamento: faça promoções, principalmente as em “combo” (compre 1 e ganhe outro, por exemplo). Além disso, oferecer kit’s prontos, já com uma embalagem de presente. Promoções com descontos acumulativos também geram ótimos resultados, tipo compre 2 peças de roupa e ganhe 50% na 3ª.peça e assim por diante

Ainda atrele as promoções com a forma de pagamento. No exemplo acima você ainda pode oferecer o pagamento em 6 vezes sem juros.

Basile lembra que compreender os gatilhos mentais que ativam a necessidade de compra do cliente é premissa fundamental para você ter maiores chances de aumentar as vendas e o lucro da empresa.

Você está preparado para a data? Aproveite as dicas dessa matéria e faça boas vendas!

           

Compartilhar