back to top

Startup brasileira concorre ao prêmio de inovação na educação

A startup brasileira Geekie concorre neste ano ao prêmio Wise, oferecido pela Fundação Qatar, que tem como objetivo reconhecer e destacar projetos que busquem de forma efetiva e inovadora resolver os entraves da educação em todo o mundo. O projeto é o único brasileiro a concorrer nesta edição, que tem 15 finalistas.

A Geekie aposta no slogan “aprendizado para todos” e conta com três plataformas para atingir esse objetivo: o Geekie Lab, o Geekie Teste e o Geekie Games.

O Geekie Lab busca o aprendizado adaptativo. A plataforma se adapta às necessidades e ao ritmo do aluno, criando um plano de estudo personalizado com conteúdos do ensino fundamental e médio. Com esse sistema, o professor pode acompanhar o processo em tempo real além de ter acesso a diagnósticos personalizados sobre o estágio do aluno e quais as dificuldades apresentadas por cada um.

Já o Geekie Teste é um tipo de simulado que pode ser feito em versão online ou impresso em diferentes etapas da educação: escolas, concursos, universidades ou provas de idiomas. A plataforma possibilita que os professores e gestores tenham acesso ao desempenho de cada aluno e da turma como um todo, permitindo que seja feito um diagnóstico pedagógico mais eficiente. Para os alunos, esse sistema disponibiliza uma análise personalizada, permitindo que ele veja em quais matérias precisa se dedicar mais.

A terceira plataforma desenvolvida pela empresa é a Geekie Games,  plataforma de ensino personalizado que disponibiliza planos de estudo para cada usuário individualmente. O diferencial dessa plataforma é que ela é voltada para os alunos e não para escolas, com o objetivo de prepará-los para o Enem.

Critérios de seleção para o prêmio Wise

Os jurados que selecionaram as empresas finalistas para o prêmio Wise levaram em consideração fatores como: se os projetos oferecem soluções criativas e acessíveis, que promovem educação de qualidade, se possuem o ensino das chamadas STEM (campo do conhecimento composto por ciências, tecnologia, engenharia e matemática, que vem da sigla em inglês science, technology, engineering, and mathematics) e de habilidades de empreendedorismo.

O resultado será divulgado em setembro, quando seis projetos receberão US$ 20 mil, além de ampla divulgação. O único representante brasileiro a levar o prêmio foi em 2009 com um projeto de educação a distância na Floresta Amazônica, em uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado.

Você já conhecia as plataformas Geekie? Acesse o site e fique por dentro.

Compartilhar