back to top

Quais são as carreiras do futuro?

O desenvolvimento da sociedade em torno de novas tecnologias impulsiona a busca por profissionais capacitados para trabalhar em um mercado de trabalho novo. Com essas mudanças no mercado de trabalho, a dúvida que fica é: quais serão as carreiras do futuro? Áreas como saúde, qualidade de vida e infraestrutura ganham importância e se tornam prioridade em uma sociedade tecnologicamente avançada. O Next separou uma lista de áreas e profissões que estarão em evidência. Confira!

Tecnologia

Uma das áreas que mais cresce e com potencial infinito. À medida que as tecnologias são descobertas, o mercado de trabalho voltado para o segmento se amplia. Profissões como desenvolvedor de softwares, técnico em informática, segurança da informação e profissionais que desenvolvem tecnologias para dispositivos móveis se tornam cada vez mais comuns e a tendência é que cresçam ainda mais. Mas já imaginou um “treinador de inteligência artificial”? Um “condutor de drones”? Ou um “hacker do bem”? Parece distante, mas em algumas empresas isso já é realidade e pode se tornar até parte do cotidiano em um futuro próximo.

Saúde e qualidade de vida

Com essa tendência de tentar ser cada vez mais saudável, tudo indica que profissões voltadas para a saúde cresçam ainda mais. Além disso, o aumento da expectativa de vida também faz com que médicos voltados para a saúde do idoso sejam mais comuns no futuro. Para além de médicos e enfermeiros, que devem continuar muito importantes, profissões voltadas para descoberta de novas tecnologias para tratamento de doenças antigas podem estar em alta no futuro. Carreiras como coach, personal organizer e gestor de qualidade de vida, que já crescem muito atualmente, também devem ficar cada vez mais comuns no futuro.

Sustentabilidade

Se tem uma coisa que preocupa desde muito tempo e vai continuar preocupando as pessoas é a sustentabilidade. Profissões como engenharia ambiental, engenharia de energia, gestão ambiental, gestão de resíduos e biotecnologia tendem a crescer no futuro. Além dessas, outras que podem estar em alta são designer de produtos sustentáveis, gerente de ecorrelações – que coordena as relações socioambientais – e LEED AP (LEED Accredited Professional) – que desenvolve projetos de edifícios sustentáveis.

Infraestrutura

Infraestrutura é outro tópico que gera preocupação no futuro. Com o crescimento vertiginoso das cidades, é preciso que as novas construções sejam feitas de forma a não ocuparem muito espaço e ainda assim serem úteis. Arquitetos e engenheiros civis continuarão sendo muito requisitados, mas além deles, profissionais que projetam construções a partir das necessidades do dono, construções sustentáveis e economicamente viáveis também. Carreiras voltadas para o planejamento de cidades devem estar em alta em um futuro próximo.

Marketing e vendas

Com o volume de propagandas o tempo todo “pulando” na frente dos consumidores, é essencial que o marketing de uma empresa seja feito de forma diferenciada para sair dessa massa de publicidade. A tendência é que o marketing digital cresça e que profissionais voltem a propaganda das empresas para o online cada vez mais. Gestores de big data – que organizam o volume de dados – gestores de identidade visual, de treinamento em varejo, designer e outras carreiras na área tendem a crescer ainda mais no futuro. Conheça os MBAs USP/Esalq que se relacionam com as áreas em alta e se prepare para o mercado de trabalho. Gestão de projetos Varejo e Mercado de Consumo Marketing