Mais de 14 milhões de pessoas estão desempregadas no Brasil atualmente, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Perder o emprego gera tristeza e ansiedade. Mas é justamente neste momento que o profissional precisa ter calma e foco para traçar um plano de realocação no mercado de trabalho.
A coach de Carreira e Liderança Melissa Oliver dá algumas dicas para quem está enfrentando essa situação.
Avalie a questão financeira
“Se você foi demitido, não entre em pânico. O primeiro passo é avaliar a sua situação financeira para entender quanto tempo de respaldo financeiro tem para conseguir a recolocação”, diz Melissa.
Novos planos
Pense em que tipo de emprego você quer levando em consideração o que você faz de melhor. “Faça uma retrospectiva da sua carreira, apontando onde acertou, onde errou e onde precisa se desenvolver”. Isso irá ajudar a listar as empresas em que deve buscar uma nova colocação.
Entenda o mercado
Informe-se sobre como está o mercado em que você pretende atuar. É interessante analisar se vale a pena mudar de setor, se aquele no qual você atua estiver muito afetado pela crise econômica. “Faça uma análise do mercado e decida se realmente insiste na sua área ou muda”.
Hora de esquentar o networking
Ative sua rede de networking de maneira estratégica. “Isso não é sair pedindo emprego para todo mundo. Ninguém contrata porque está com pena de você. É preciso conversar com as pessoas certas e demonstrar em que você pode acrescentar para a empresa”.
Autoconhecimento
“A proposta durante esse processo é a pessoa se fortalecer, empoderar-se de quais são as suas competências, o que realmente tem de bom para contribuir com o mercado. Com isso é possível montar uma estratégia mais assertiva”, finaliza Melissa.
Gostou das dicas da coach? Deixe sugestões de outros temas para abordarmos no Next!