back to top

Como se preparar para as carreiras do futuro

Surgimento de novas tecnologias, volume de informações crescente, mudanças no mercado de trabalho e novas profissões. Esses são alguns dos desafios do profissional que precisa se preparar para as carreiras do futuro. O mercado de trabalho exige uma atualização constante com o surgimento de novas ferramentas. De acordo com a pesquisadora em linguística aplicada e gestora da área de Inteligência Artificial do Pecege, Luana Moro, a melhor forma de se manter atualizado é a educação. “Estudar em vários sentidos, não necessariamente fazer um curso ou ir para um mestrado ou doutorado, mas sempre estar envolvido no meio de pessoas. Não pode estagnar”, afirma. Já o coordenador do MBA USP/Esalq em Varejo e Mercado de Consumo, Marcos Luppe, disse que os profissionais devem ter adaptabilidade, já que hoje em dia as mudanças acontecem com frequência. “A capacidade de se adaptar a esse mundo, a todas as mudanças que estão acontecendo, é um ponto bastante importante”, diz.

Educação é a solução

Luana também disse que a qualificação profissional, até nos cargos que exigem menor escolaridade, é essencial porque as profissões se modificaram e as carreiras do futuro tendem a mudar mais ainda. “Existe a função de porteiro no prédio e agora está sendo substituída por porteiros virtuais”, exemplifica. Para ela, uma das maneiras de evitar que quem já está no mercado de trabalho perca o cargo é as empresas qualificarem os colaboradores. “É uma via de mão dupla, o profissional também deve buscar se educar nesse sentido”, afirma. “Antigamente, as pessoas ficavam acomodadas nas suas profissões. Agora as coisas mudam mês a mês e não tem mais como acompanhar. A reinvenção através da informação é o que as pessoas devem procurar”, completa Luana.

Cuidado com a rede

Mesmo que hoje em dia seja relativamente fácil encontrar informações sobre qualquer assunto na internet, é preciso ficar atento ao que é real e o que é falso. Se hoje em dia já existe muito conteúdo na rede, a tendência é aumentar cada vez mais. Luana disse que as pessoas devem se preparar para a quantidade de dados que vão chegar. “Somos acometidos por muita informação. É preciso saber diferenciar uma notícia real de uma notícia fake”, afirma. No próximo mês, o Next vai mostrar como identificar as fake news e como funciona uma agência de checagem de fatos.

Importância das relações

Embora a tecnologia facilite muito o acesso a informações, cursos e qualificação, ela não muda a necessidade das relações humanas no ambiente profissional. “Até para o network existem ferramentas nas quais você pode se conectar com mais gente, como o LinkedIn”, afirma Luppe. Ao longo da carreira, o profissional cria relações nos locais que trabalha, cria uma rede de pessoas e é preciso manter isso ativo para se preparar para o mercado de trabalho do futuro. “É uma questão muito importante para qualquer profissional. Nos dias atuais e cada vez mais no futuro”, finaliza o professor. Gostou das dicas? Comente! Veja também quais são as carreiras do futuro.