back to top

5 melhores práticas em Gestão de Projetos

A Gestão de Projetos faz parte do dia a dia de todo profissional. Afinal, todos os dias precisamos realizar a gestão de prazos, custos, escopo e qualidade. A definição clássica para Gestão de Projetos é “a aplicação de técnicas, conhecimento e habilidades para garantir que um projeto tenha sucesso”. Para garantir que o objetivo principal seja alcançado, o Gestor de Projetos, Antônio Cesar Amaru Maximiano, indica as cinco melhores práticas que contribuem para o aumento das probabilidades de êxito.

1- Selecionar gerente de projeto com experiência de sucesso comprovada, domínio dos conceitos e ferramentas técnicas e habilidades de gestão das pessoas da equipe. A experiência é um dos principais fatores de seleção nos processos de recrutamento de gerentes de projetos e de executivos de forma geral.

2- Delegar ao gerente a responsabilidade pela escolha dos membros da equipe e, em seguida, delegar aos membros da equipe a decisão de escolher os novos ingressantes. Essa prática contribui para criar fortes laços de identidade e compromisso dos membros da equipe com o gerente e com os colegas.

3- Planejar cuidadosamente o projeto, começando pelo entendimento da encomenda e prosseguindo para a clara definição da missão do projeto, o que envolve comunicação frequente com os clientes e outras partes interessadas com poder de decisão, que deverão avaliar e aprovar o projeto em todas as fases.

4- Obter o apoio da alta administração da organização em que o projeto está sendo ou vai ser realizado; ao mesmo tempo, garantir que a organização conheça o projeto, entenda sua importância e apoie o gerente e a equipe.

5- Disponibilizar os melhores recursos materiais, pessoas e tempo para que o projeto tenha uma sólida base de sustentação técnica e humana para se desenvolver.

Você utiliza alguma dessas práticas? Compartilhe a sua experiência com outros leitores do blog.

 

Compartilhar