back to top

Interdisciplinaridade: estudo de ex-aluno de Data Science e Analytics traz impactos na saúde

A interdisciplinaridade, que consiste na interação entre diferentes campos de estudo, é cada vez mais impulsionada pela necessidade de abordagens inovadoras para resolver problemas complexos. Isso é exemplificado em estudo de ex-aluno que usou conhecimentos de Data Science e Analytics para abordar a eficiência das redes ambulatoriais de consultas médicas.

Neste artigo, vamos abordar como o alumni Fernando Martin Biscione, ex-aluno do MBA em Data Science e Analytics, aproveitou a etapa do TCC para ir além e gerar mais conhecimento em sua área por meio da divulgação de seu trabalho, que foi publicado em uma revista cientifica renomada.

Leia mais: Ex-alunos são premiados por artigo desenvolvido a partir do TCC do MBA USP/Esalq

A aplicação da ciência de dados na medicina

Em seu estudo, o gerente de ciência de dados em saúde, Fernando Biscione, propõe a utilização da teoria de grafos, métricas de análise de redes sociais e análise de clusters, abordados nas aulas do MBA em Data Science e Analytics, para mapear uma rede ambulatorial de consultas médicas de uma operadora de planos de saúde privados.  

“Percebi que a forma como os pacientes transitam entre os atendimentos pode fornecer informações úteis sobre o comportamento dos médicos: identificar seu potencial de influência no percurso assistencial dos pacientes e nas características da rede, o grau em que são considerados autoridades por seus colegas, seus padrões de acompanhamento dos pacientes, entre outras características”, comenta.

Seu trabalho, publicado na revista científica PLOS ONE, traz informações valiosas para operadoras de planos de saúde e profissionais da área médica. “Acredito que a abordagem proposta neste artigo seja um excelente ponto de partida para iniciar uma análise mais crítica e objetiva desse ambiente ambulatorial, desenvolvendo métricas de desempenho para médicos e especialidades”, diz o ex-aluno.

Leia mais: Como o TCC do MBA USP/Esalq impacta profissionalmente na sua jornada

Perspectivas geradas a partir do TCC na pós-graduação

As habilidades adquiridas durante o curso proporcionam uma base para abordar questões complexas em diferentes áreas, além de abrir portas para novas oportunidades e projetos inovadores.

Para o médico Fernando Biscione, as possibilidades de aplicações da técnica estudada por ele são muitas e disruptivas. “Essa análise permitirá avaliar as características ideais de uma rede que conduzam aos melhores resultados tanto para os pacientes quanto para as operadoras”, diz.

Sobre sua experiência no MBA, ele comenta que é possível fazer dela algo muito especial, mas isso depende também da dedicação do próprio aluno. A contribuição do ex-aluno é um exemplo do “life long learning”, um dos focos do MBA USP/Esalq e do Alumni Pecege.

Leia mais: Similaridade: cuidados ao escrever seu TCC

Interdisciplinaridade: transformando conhecimento em ação

Um dos objetivos do TCC do MBA USP/Esalq é incentivar os alunos e criarem soluções aplicáveis sobre problemas em suas áreas de atuação. Essa etapa do curso proporciona:

  • Aprendizado com professores renomados do MBA USP/Esalq.
  • Desenvolvimento de habilidades práticas em diversas áreas.
  • Descobrimento de novas oportunidades de carreira e projetos inovadores.

Ao finalizar o TCC, depois da defesa e conclusão do curso, os ex-alunos do MBA USP/Esalq podem continuar a compartilhar experiências na plataforma Alumni Pecege, comunidade de profissionais que buscam networking e aprendizado. Para ter acesso aos seus benefícios, envie um e-mail para alumni@pecege.com.

Se você ainda não faz parte da comunidade USP/Esalq, esta é a oportunidade para alavancar sua carreira! Aproveite a chance de investir em seu crescimento profissional e se destacar no mercado marcado pela interdisciplinaridade. Faça sua inscrição no MBA USP/Esalq e junte-se a uma comunidade de alto nível acadêmico e profissional.

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Letícia Santin
Letícia Santin
Jornalista, gosto de leituras que me cativem e de aprender de tudo um pouco. Minhas experiências profissionais com comunicação me fizeram apreciar a transmissão de conhecimentos e ideias de uma forma descomplicada e acessível. No meu tempo livre, gosto de fazer maratonas de filmes e séries, meditar, desenhar e cozinhar.

Compartilhar