back to top

Ciência de dados: da linguagem de programação à tomada de decisão

A influência dos dados nos aspectos da vida moderna se torna cada vez mais evidente. Na era digital atual, em que grandes volumes de dados são gerados a cada segundo, a linguagem de programação se destaca como uma ferramenta importante para extrair informações, entender padrões, tomar decisões informadas e até mesmo prever futuros cenários.

Nesta matéria, vamos explorar esse tema sob a perspectiva do professor Luiz Paulo Fávero, do MBA em Data Science & Analytics USP/Esalq. Saiba mais sobre os pilares da ciência de dados, a linguagem de programação e a extração de outputs. Confira!

Leia mais: Conheça o MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq

O tripé da ciência de dados

Segundo o professor, “quando falamos de ciência de dados, estamos falando de um tripé” que consiste em:

  • Fundamentos estatísticos, algébricos, econométricos e de pesquisa operacional: importantes para a extração de “outputs”, dados resultantes de um processo, para a tomada de decisão. Para se comunicar com as máquinas, esses fundamentos são traduzidos para uma linguagem de programação.
  • Programação: consideração da construção dos códigos.
  • Extração de outputs: realizada a partir da codificação construída com base nos fundamentos. Os outputs são considerados para alocação de recursos e tomadas de decisão. Eles também são utilizados em qualquer área, de maneira multidisciplinar.

Leia mais: Os 3 pilares de Data Science para quem quer se destacar

Linguagem de Programação R e Python

“Quando falo em construção de códigos, considero os dois principais softwares usados hoje no mundo da ciência de dados, que consideramos no MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq, que é o R e o Python,” explica Fávero.

Ele ainda destaca que as duas linguagens são orientadas a objetos e que, embora existam muitos softwares “point and click” (em tradução, softwares de “apontar e clicar”) no mundo da ciência de dados, R e Python dominam o cenário atual por suas capacidades e versatilidade.

Um homem vê dados em diversas telas, que se relaciona à ligação entre a linguagem de programação com o entendimento profundo do negócio.
Na ciência de dados, compreender o negócio é essencial para garantir que a linguagem de programação produza outputs adequados para tomadas de decisão.

Leia mais: Erros comuns na Ciência de Dados

Programação e eficiência na análise de dados

A eficiência, quando se refere à linguagem de programação na ciência de dados, possui duas dimensões principais, que são a capacidade computacional e a quantidade de algoritmos de cada linguagem:

  • Capacidade computacional: frente a bancos de dados muito grandes, alguns softwares podem demorar horas para extrair outputs e outros podem trazer mais eficiência devido ao menor tempo para realizar esse processo. “Isso é cada vez mais importante, principalmente pela geração de dados cada vez mais volumosos e sendo muitas vezes gerados em tempo real”, comenta o professor.
  • Algoritmos: a eficiência também está relacionada a quais algoritmos cada linguagem permite utilizar, pois os softwares estão em estágios diferentes e é necessário que o escolhido tenha o algoritmo necessário para resolver determinado problema.

Leia mais: 5 habilidades de um cientista de dados. Você possui todas?

Aplicações multidisciplinares e práticas

De acordo com o professor, a ciência de dados – alimentada pela linguagem de programação – permeia várias áreas, como:

  • Marketing
  • Meteorologia
  • Medicina
  • Direito
  • Veterinária
  • Agronegócio

O professor explica que a linguagem de programação permite desde a alocação de recursos para uma equipe de Marketing de uma indústria, até diagnósticos por imagem de mamografia. “Os dados, quando tratados, reconhecem tendência, e o nosso objetivo é o reconhecimento de padrão”, completa.

Mas para chegar nesse objetivo, Fávero ressalta que os fundamentos são essenciais, pois determinam a escolha da técnica, do código e de suas funções e recortes para o uso correto e apropriado dos outputs.

O professor ainda aponta que quando surgem vagas de emprego para analista de dados ou engenheiro de Machine Learning, geralmente os requisitos incluem habilidades em SQL, Java, entre outros. No entanto, priorizar apenas essas habilidades pode levar a contratar alguém focado em ferramentas e não em fundamentos, como aponta Fávero.

O MBA em Data Science e Analytics USP/Esalq enfatiza a importância de fundamentos, como os estatísticos e algébricos, na construção de códigos. A compreensão profunda do negócio, incentivada no curso, é crucial para usar a linguagem de programação de forma eficaz na tomada de decisões. Então aproveite e inscreva-se agora mesmo! O período de inscrição está acabando, mas ainda há tempo de começar o curso em 2023!

Você também pode gostar desses conteúdos:

Autor (a)

Letícia Santin
Letícia Santin
Jornalista, gosto de leituras que me cativem e de aprender de tudo um pouco. Minhas experiências profissionais com comunicação me fizeram apreciar a transmissão de conhecimentos e ideias de uma forma descomplicada e acessível. No meu tempo livre, gosto de fazer maratonas de filmes e séries, meditar, desenhar e cozinhar.

Compartilhar